Estrela e Lajeado anunciam fechamento de parques e espaços públicos

áreas de lazer

Estrela e Lajeado anunciam fechamento de parques e espaços públicos

Equipes multissetoriais serão formadas para coibir aglomerações e notificar eventuais descumprimentos

Por

Estrela e Lajeado anunciam fechamento de parques e espaços públicos
Dia começa com nuvens, mas sol deve prevalecer durante a quinta-feira (Foto: Fábio Kuhn/Arquivo)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O avanço da pandemia motiva novas restrições em espaços públicos e áreas de lazer no Vale do Taquari. Em Lajado, há previsão de fechamento de parques no fim de semana, isolamento de quadras esportivas e proibição de acesso em pontos turísticos (veja no quadro fechado).

As medidas foram definidas em reunião na manhã de quinta-feira, 3. O encontro também serviu para organizar uma rede integrada de fiscalização. Equipes multissetoriais serão formadas para coibir aglomerações e notificar eventuais descumprimentos que poderão ser encaminhados até para o Ministério Público (MP).

“Nossa ideia é ser mais rigoroso quando é possível achatar a curva e ter uma situação mais controlada no final do ano”, esclareceu o titular da Secretaria de Segurança de Lajeado, Paulo Locatelli.

A reunião contou com a participação de Locatelli, promotor Sérgio Diefenbach, sargento Luiz Emiliano Silveira da Silva, delegado Dinarte Marshall Júnior e vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher.

Novas regras no Princesa do Vale

O governo municipal de Estrela adotou novas regras para o Parque Princesa do Vale. Entre as medidas está a utilização do espaço apenas para caminhadas, corridas e passeios de bicicletas. O uso das canchas de esporte, assim como dos brinquedos infantis, aparelhos de ginástica, bancos e outros está vedado.

A área de lazer também terá alteração nos horários. De segunda-feira à sábado, estará aberto entre as 7h e 22h. Nos domingos, os portões ficarão fechados das 12h às 18h, período em que costuma haver maior concentração de pessoas. Depois será reaberto até as 22h.

O governo reitera a necessidade do uso de máscaras no local e faz um pedido aos cidadãos para a adotar o uso do álcool gel e evitar aglomerações em outros ambientes como praças, Calçadão e Escadaria de Estrela.

Principais medidas em Lajeado

  • Os parques Jardim Botânico, Parque do Imigrante e Parque Histórico estão com restrições de locação e serão fechados no sábado e no domingo.
  • O Urban Center, em Conventos, será sinalizado com fitas de segurança para que as pessoas não se aglomerem no local.
  • Praças e parques como a João Zart Sobrinho (Papai Noel, no Americano) e o Piraí terão as quadras e áreas de uso comum isoladas.
  • Áreas de estacionamento na Alberto Müller e Avelino Talini serão isoladas.
  • No Parque dos Dick, os estacionamentos serão fechados, a via será isolada e agentes privados orientarão as pessoas sobre o uso de máscaras e sobre a impossibilidade de permanecerem no parque.
  • Dois pontos públicos que permitem acesso de barco ao Rio Taquari serão isolados. Proprietários de áreas privadas que dão acesso serão alertados para colaborarem no controle e evitar aglomerações em embarcações.
  • O parque de diversões instalado no Parque dos Dick teve as atividades suspensas. A Aldeia do Noel está apenas com a decoração instalada: os shows da programação cultural foram cancelados e a presença dos personagens Papai e Mamãe Noel também foi suspensa.

Acompanhe
nossas
redes sociais