O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, tema que foi foco do painel Conversa Franca, realizado pelo Centro Regional de Oncologia (CRON), nessa quarta, 25. Mediado pelo médico oncologista e diretor da instituição, Hugo Schünemann, o debate teve a presença do médico urologista Ezequiel Mattos e o oncologista do CRON, Renato Cramer. Eles salientaram a importância do homem romper as barreiras culturais e cuidar da saúde, com ênfase à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Os especialistas revelaram que, ao fazer o acompanhamento médico periódico, é possível evitar o desenvolvimento de patologias graves ou mesmo facilitar o processo de cura. Segundo Mattos, a próstata, glândula do sistema genital masculino, é sensível e pode ser facilmente acometida por inúmeras doenças. Mesmo assim, existem homens com receio de realizar os exames.
“Acredita-se que um em cada seis homens terá o diagnóstico de câncer de próstata. Estar aqui, debatendo sobre isso, ajuda a desmistificar alguns folclores da sociedade e incentiva a busca por ajuda médica”, afirma o urologista.
Para Cramer, o preconceito quanto aos cuidados a saúde masculina têm forte relação cultural. Ao entrar na adolescência os jovens deixam de frequentar consultórios e entendem isso como um processo natural. “Quando adulto, o homem é visto como super-herói da família, o imortal, aquele que defende… na verdade isso é uma crença que acaba culminando no desenvolvimento de doenças”, explica.
Mudança de comportamento
Os médicos afirmam que, comparado às mulheres, os homens se preocupam menos com a própria saúde. O fato se comprova com os índices de mortalidade, nos quais o sexo masculino prevalece. Hoje, com a disseminação de informação e conscientização dos cuidados desde cedo, Mattos revela haver uma mudança no comportamento.
Em 2020, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Urologia o enfoque da campanha Novembro Azul “no adolescente para que ele busque uma avaliação da sua saúde global, com aconselhamento e medidas que possam prevenir doenças futuras”, conta o urologista.
O Conversa Franca é um painel mensal realizado pelo CRON, com apoio do Grupo A Hora. O projeto visa debater temas relevantes na área da saúde e comunidade.
“Prevenção é o melhor tratamento”
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado nessa sexta-feira, 27, o CRON realizou o lançamento do projeto “CRON Previne”.
Durante a manhã e tarde, cerca de 20 canoistas da Associação de Ecologia e Canoagem (AECA) circularam pelo Rio Taquari com a mensagem: “Prevenção é o melhor tratamento”.
Segundo a médica oncologista do CRON, Camila Jeremias, o projeto visa identificar familiares de pacientes que estão suscetiveis a desenvolver cânceres associados a questões genéticas.
A ação simboliza também a parceria do CRON com o Laboratório Genomika Einstein, para realização de mapeamento genético.

Nessa sexta-feira, o Centro Regional de Oncologia, em parceria com Associação de Ecologia e Canoagem, promoveu ação no Rio Taquari para lançar o projeto CRON Previne. Foto: Aldo Lopes