Parceiros Voluntários é reconhecida como parte do Pacto Global da ONU

Voluntariado

Parceiros Voluntários é reconhecida como parte do Pacto Global da ONU

A ONG tem como missão mobilizar, articular, formar pessoas e instituições, estimulando redes para o atendimento das demandas sociais pelo trabalho organizado. Em Lajeado, a unidade está localizada na Acil e, em 20 anos de atividade, já beneficiou mais de 21 mil pessoas na região

Por

Parceiros Voluntários é reconhecida como parte do Pacto Global da ONU
Em Lajeado, UPV é coordenada por Gilmara Scapini (Foto: Divulgação/Lucas Santos)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com 23 anos de atuação em prol do voluntariado, a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários (PV) passou a fazer parte de forma oficial do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto, criado em 2015, iniciou uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que teve como resultado a criação de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Comemorando o reconhecimento internacional, a coordenadora da PV Lajeado, Gilmara Scapini, comenta que “o trabalho sempre atuante da PV é reconhecido em escolas, no meio empresarial e também por órgãos públicos”.

Segundo o presidente da PV, Daniel Santoro, essa ação global busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, chamada de Agenda 2030, no qual inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A principal intenção é colaborar, como uma rede de solidariedade, a fim de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção”, avalia.

Na prática, essa relação consolida o que está na essência da PV desde sua fundação: auxiliar, através da intermediação das partes, na criação de um mundo melhor. “Todos os participantes têm como objetivo lutar para acabar com a pobreza e a fome em todos seus territórios; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir relações sociais pacíficas, justas e inclusivas; defender os direitos humanos e incentivar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, assim como assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais”, explica Santoro.

Parceiros Voluntários

A ONG Parceiros Voluntários é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, apartidária, criada em 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul. Em 23 anos de atuação, já beneficiou em todo o país mais de 8,5 milhões de pessoas. Sua missão é mobilizar, articular, formar pessoas e instituições, estimulando redes e parcerias para o atendimento das demandas sociais pelo trabalho voluntário organizado.

Região

A Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado foi instalada no município em 2000, funcionando inicialmente na Univates. Em 2004, a unidade foi transferida para a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). É coordenada atualmente por Gilmara Scapini, tendo 21 entidades conveniadas à ONG, com estimativa de mais de 21 mil pessoas beneficiadas.

Segundo Gilmara, é gratificante fazer parte da ONG. “Nossos projetos e ações trazem benefícios a todos. O trabalho sempre atuante da PV é reconhecido em escolas, no meio empresarial e também por órgãos públicos. Buscamos sempre o melhor para as localidades. O reconhecimento por parte da ONU vem para comprovar tudo o que está em nossa essência”, finaliza.

Voluntariado

A UPV Lajeado trabalha com o voluntariado pessoa física (VPF) e voluntariado pessoa jurídica (VPJ). Além da contribuição direta às organizações credenciadas, a rede ainda coordena ações regionais como o “Viva o Taquari Vivo” e o “Seminário Ambiental do Rio Taquari”. Os interessados em saber mais sobre o voluntariado devem entrar em contato com a UPV Lajeado através do telefone (51) 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais