Após um relativo recuo, a situação da pandemia volta a preocupar. Em Lajeado, por exemplo, casos ativos crescem exponencialmente, a cada dia. De terça para quarta-feira desta semana, saltou de 178 para 252, o maior nível desde a chegada do coronavírus na região.
A ocupação da UTI covid no Hospital Bruno Born está em 80%. Se necessário, a instituição ainda tem possibilidade de expandir a sua capacidade de internações. Mesmo assim, a situação é temerária e inspira a atenção das autoridades, bem como de toda a comunidade regional.
A Vigilância Epidemiológica destaca que, desses casos ativos, a maioria é de de pessoas com idades entre 20 e 49 anos, que em geral tem boa evolução da doença, sem maior gravidade. Não há registro de surtos em escolas, comércio ou indústria. Entretanto, o aumento de casos pode alcançar pessoas com idade mais avançada ou com comorbidades, para quem o vírus pode ser fatal.
Enquanto a tão esperada vacinada não estiver disponível, o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização contante das mãos e dos ambientes seguem como as únicas táticas comprovadamente eficazes para frear o avanço da doença.
Em meio às eleições municipais, encerradas no domingo passado, muitos desses cuidados foram neglicenciados com as atividades e movimentos das campanhas. Distribuição de materiais, corpo a corpo e reuniões entre candidatos e eleitores e festas da vitória tendem a fazer aumentar ainda mais os casos nos próximos dias.
Depois de meses de um cenário sob controle, o disparo de casos deve ser encarado com muita seriedade. A região passou por semanas difíceis com restrições às atividades produtivas e índices preocupantes de ocupação hospitalar.
É momento de redobrar as atenções. A sociedade não pode baixar a guarda diante dos riscos de uma pandemia que ainda não acabou. Todo cuidado é necessário desde já para evitar uma nova onda grave de contágios e internações.