Usuários enfrentam dificuldades para atendimento no INSS

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Usuários enfrentam dificuldades para atendimento no INSS

Atendimento presencial no INSS só pode ser feito com agendamento, entretanto usuários se queixam de canais para marcar horários

Usuários enfrentam dificuldades para atendimento no INSS
Luciana Pedó é uma das usuárias que reclama do atendimento do INSS. Ela está desde setembro de 2018 aguardando um documento (Foto: Fábio Kuhn)
Lajeado

Luciana Pedó aguarda faz dois anos uma revisão de certidão de tempo de contribuição, documento necessário para se aposentar. No site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o procedimento aparece como “em análise”.

Na manhã de terça-feira, 11, ela esteve na sede do órgão federal em Lajeado buscando mais informações. Entretanto, não foi atendida pela falta de marcação de horário. “A gente ligou três vezes para o 135, mas não conseguimos agendar. Viemos aqui e também não conseguimos atendimento”, reclama.

A situação de Luciana gerou reclamação de outras pessoas que aguardavam na fila do INSS na manhã de ontem. “Desde que estou aqui umas dez pessoas vieram com solicitações diferentes e receberam a mesma resposta: ‘ligar para o 135’”, comenta Luciana.

Um desses usuários era o morador de Arroio do Meio, Roberto da Silva, que necessitava de um documento para conseguir empréstimo a mãe Nelvi. Ele também destacou dificuldades em conseguir marcar horário pelo 135 e por isso buscou informações presencialmente. “Só quero alguém que passe uma informação, que diga quais procedimentos tenho que seguir”, se queixava Silva.

Como agendar atendimento

O INSS de Lajeado reiniciou o atendimento presencial em setembro com cerca de 70 procedimentos ao dia. Em função da pandemia do coronavírus, é necessário marcar horário, informa o gerente da agência local, José Luiz Bozetti. “Essa é uma exigência federal e temos que cumpri-la”, reforça.
Na manhã de terça-feira, enquanto as pessoas estavam na fila, havia horários disponíveis que deixaram de ser agendadas.
Conforme Bozetti, é recorrente a sobra de vagas para atendimento na agência de Lajeado.
Os canais para agendamento são o telefone 135 das 7h às 22h, no site do INSS ou no aplicativo de celular Meu INSS.
Nesses canais podem ser agendados procedimentos de perícia médica, justificação administrativa e judicial, análise de assistência social, e cumprimento de exigências de processos. O horário precisa ser marcado de um dia para o outro.

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