Luciana Pedó aguarda faz dois anos uma revisão de certidão de tempo de contribuição, documento necessário para se aposentar. No site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o procedimento aparece como “em análise”.
Na manhã de terça-feira, 11, ela esteve na sede do órgão federal em Lajeado buscando mais informações. Entretanto, não foi atendida pela falta de marcação de horário. “A gente ligou três vezes para o 135, mas não conseguimos agendar. Viemos aqui e também não conseguimos atendimento”, reclama.
A situação de Luciana gerou reclamação de outras pessoas que aguardavam na fila do INSS na manhã de ontem. “Desde que estou aqui umas dez pessoas vieram com solicitações diferentes e receberam a mesma resposta: ‘ligar para o 135’”, comenta Luciana.
Um desses usuários era o morador de Arroio do Meio, Roberto da Silva, que necessitava de um documento para conseguir empréstimo a mãe Nelvi. Ele também destacou dificuldades em conseguir marcar horário pelo 135 e por isso buscou informações presencialmente. “Só quero alguém que passe uma informação, que diga quais procedimentos tenho que seguir”, se queixava Silva.
Como agendar atendimento
O INSS de Lajeado reiniciou o atendimento presencial em setembro com cerca de 70 procedimentos ao dia. Em função da pandemia do coronavírus, é necessário marcar horário, informa o gerente da agência local, José Luiz Bozetti. “Essa é uma exigência federal e temos que cumpri-la”, reforça.
Na manhã de terça-feira, enquanto as pessoas estavam na fila, havia horários disponíveis que deixaram de ser agendadas.
Conforme Bozetti, é recorrente a sobra de vagas para atendimento na agência de Lajeado.
Os canais para agendamento são o telefone 135 das 7h às 22h, no site do INSS ou no aplicativo de celular Meu INSS.
Nesses canais podem ser agendados procedimentos de perícia médica, justificação administrativa e judicial, análise de assistência social, e cumprimento de exigências de processos. O horário precisa ser marcado de um dia para o outro.