15 dias e o equilíbrio necessário

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

15 dias e o equilíbrio necessário

Por

Vale do Taquari

Duas semanas. Este é o tempo que falta para o Brasil escolher novos prefeitos e vereadores. Serão 15 dias intensos, tensos e exaustivos. O histórico das retas finais das campanhas eleitorais nos mostra que a “coisa esquenta” especialmente nos últimos dias.

Muito por isso, o momento exige, mais do que nunca, equilíbrio, bom senso e responsabilidade dos candidatos e da militância. O fim de semana passado foi marcado por circunstâncias desagradáveis, sobremaneira, na campanha eleitoral de Lajeado e Estrela.

Um vídeo pesado deu – e continua dando – no que falar em Lajeado. Pelo alto grau de agressividade, o conteúdo foi tirado do ar após intervenção da Justiça Eleitoral. Em Estrela, áudios vazados e factóides surgiram de toda parte para tentar desacreditar a pesquisa publicada pelo Grupo A Hora na última quinta-feira.

Nas duas cidades, candidatos passaram, e bastante, do ponto de equilíbrio necessário para conduzir uma campanha eleitoral madura, produtiva e propositiva, à altura das mazelas que nos cercam.

ESTRELA: a pesquisa ratificou que quase 50% dos eleitores continuam indecisos. Portanto, aos candidatos, cabe correr atrás do voto dos eleitores e não dos pesquisadores, numa tentativa – em vão – de tentar conseguir interferir no resultado do trabalho realizado pelo Instituto Methodus.

LAJEADO: Márcia Scherer deve ter percebido que não adianta ir para as redes sociais e sair atacando de qualquer jeito. A emedebista tem boas propostas para Lajeado, coloca o dedo em várias feridas do atual governo, e fará bem, se daqui para frente tirar um pouco mais a mão do gatilho e dedique seu tempo na apresentação de seus planos para a cidade. Do contrário, parece desespero de quem aposta num vale tudo para chegar ao poder. E vamos lá, sabemos que a delegada aposentada não precisa disso.

RETA FINAL – muitos eleitores, senão a maioria, continuam indecisos e escolhem seus representantes nos últimos dias. Mais uma vez, os candidatos que se apresentarem com mais equilíbrio, com maior controle emocional e conseguirem sustentar suas propostas com base em argumentos e não em ataques, terão mais ascensão nesta “finaleira” de campanha eleitoral.  #ficaadica.


Semana especial para o Grupo A Hora

Filipe Faleiro (E) e Matheus Chaparini receberam os prêmios principais do concurso estadual promovido pela Associação dos Diários do Interior (ADI). Foto: Fábio Kuhn

Outubro fechou com chave de ouro para o A Hora. Após, na semana passada, a instituição ser contemplada com dois prêmios de espectro estadual em Excelência em Gestão e Inovação – o Estúdio A Hora e a Plataforma digital de negócios locais Tudo na Hora – esta semana foi a vez da redação receber os dois principais prêmios da Associação dos Diários do Interior.

Entre mais de 40 reportagens inscritas por veículos de todo estado, as dos jornalistas Matheus Chaparini (Entre a pandemia e a periferia) e de Filipe Faleiro (Os desafios do saneamento básico) ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

A premiação coroa um trabalho que tem sido permanente em todos os setores da empresa, ancorado nos princípios éticos e morais que norteiam o jornalismo profissional, sem descuidar da inovação e da transformação tecnológica que impacta o negócio da comunicação, independente da plataforma.

Ao mesmo tempo, os prêmios aumentam a responsabilidade e a expectativa que a sociedade regional deposita sobre o trabalho do A Hora, seja no espectro editorial e da informação, seja no atendimento às marcas e empresas no espectro publicitário e das novas ferramentas de desenvolvimento das marcas. Obrigado pelo confiança!


Cobertura especial das eleições

Trinta e um debates, doze pesquisas, sabatinas, programas especiais. A cobertura eleitoral do Jornal, da Rádio e das plataformas digitais do Grupo A Hora avança região adentro. Tem sido um grande barato entregar conteúdo multiplataforma sobre esta festa democrática.

Acompanhe
nossas
redes sociais