Quatro obras para organizar o trânsito

Concessão da BR-386

Quatro obras para organizar o trânsito

No trecho urbano de Lajeado, tráfego interno se confunde ao fluxo de alta velocidade da rodovia federal. Situação expõe falta de planejamento urbano e aumenta o risco de acidentes. Contrato com a CCR Viasul estipula quatro passagens para evitar cruzamentos pela pista principal entre os bairros

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Quatro obras para organizar o trânsito

A travessia urbana entre bairros de Lajeado na BR-386 representa risco constante. Se trata de um percurso com maior interferência do trânsito interno do município em toda a extensão da rodovia. Para corrigir essas distorções, o projeto de duplicação da pista estipula ruas paralelas entre os bairros Montanha, Olarias, Bom Pastor, Centenário, Conventos e Imigrantes, das quais serão ligadas a quatro passagens de nível.

Com isso, não haveria interferência entre o trânsito urbano com o tráfego contínuo intermunicipal da rodovia. As obras estão previstas no contrato de concessão da BR-386. De acordo com o coordenador de Engenharia da CCR Viasul, Fábio Hirsch, esses dispositivos segregam os diferentes fluxos. “Os veículos de baixa velocidade, de pequenos deslocamentos, não precisarão mais entrar na rodovia. O motorista terá um ganho exponencial de segurança.”

Da ponte sobre o Arroio Forquetinha até as proximidades do entroncamento com a ERS-130, diz Hirsch, haverão vias paralelas a BR-386. “O condutor poderá se manter nessas passagens e nas intersecções fazer o retorno ou mesmo ingressar na pista principal.”

Pela estimativa da CCR Viasul, essas obras serão iniciadas no fim de 2021. Pelo cronograma, a primeira etapa prevê o início da duplicação entre Marques de Souza e Forquetinha. “É um trecho que exige muito aterro, com serviços de terraplanagem e detonação de rochas.”

O projeto, elaborado pela CCR ViaSul, será detalhado à comunidade após análise da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), informa a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cinta Agostini.

Uma das passagens que serão construídas é no acesso ao bairro Olarias. A proposição feita pela concessionária da rodovia é de fazer uma via superior que sai ao lado da Florestal Alimentos. Hoje, há uma rua marginal em frente a empresa, que continuará existindo, com sentido interior/capital. No entanto, a travessia existente atualmente não existirá com a duplicação.

Pela previsão da CCR Viasul, serão dois anos de obras. Pelo contrato de concessão, a empresa será responsável pela cobrança e pela manutenção da via por 30 anos. Neste período, deverá fazer a duplicação total dos 226 quilômetros da BR-386 de Lajeado até Carazinho. No trecho do Vale do Taquari, ainda estão previstos construção de sete interconexões, dois acessos, uma passarela, mais de 10 quilômetros de faixas adicionais e 21 quilômetros de vias marginais.

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