“Quero provar que somos capazes”

cargo

“Quero provar que somos capazes”

1ª comandante mulher dos Bombeiros Imicol, Caroline Hauschild a única a ocupar o cargo entre as corporações voluntárias no RS

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Outubro de 2020 às 16:02

“Quero provar que somos capazes”
Caroline integra a corporação desde o início deste ano (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas (Imicol) nomeou, pela primeira vez, uma comandante mulher. Caroline Hauschild, 32, assumiu a função e é a única a ocupar o cargo entre as corporações filiadas à Voluntersul, sendo a 3ª na história no RS.

Caroline agora atua à frente do pelotão composto por outros 14 bombeiros voluntários, dos quais seis são mulheres. A nova comandante se sente honrada pela nomeação. “Eu sempre quis ser socorrista, para salvar vidas. Mas, ser comandante superou todos os meus sonhos”, relata.

Em seu primeiro fim de semana como comandante, Caroline e os bombeiros Imicol prestaram apoio à corporação de Teutônia, em um incêndio predial de grandes proporções. Além de atender uma vítima com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e atendimento pré-hospitalar de ciclista após queda.
Conforme a comandante, este ano está sendo desafiador por conta da pandemia, enchente e demais ocorrências. “Mostramos para a comunidade que a equipe está pronta para atender e ajudar quem for preciso”, reforça.

Como comandante, Caroline cumpre as funções administrativas da corporação, administra viaturas, equipamentos, escalas e treinamentos dos colegas.

Após a nomeação, Caroline recebeu mensagens positivas de bombeiras de diversas regiões do país. “Muitas mulheres me procuraram e disseram que se sentem representadas por mim. Mães dizendo que filhas querem ser bombeiras. Estou muito feliz em representá-las”, relata.

Nas redes sociais, sofreu algumas represálias e questionamentos ao assumir o comando. “A nossa corporação tem seis mulheres e quero provar que somos capazes e estamos quebrando barreiras uma profissão que ainda é dominada pelos homens”, argumenta.

Qualificações

Caroline realizou neste ano o curso de formação de Bombeiro Voluntário na corporação do Imicol. Além dele, a nova comandante possui curso de Bombeiro Civil, Atendimento Pré-hospitalar e suporte básico de vida e socorrista. No próximo mês, se forma como instrutora de atendimento pré-hospitalar.

Acompanhe
nossas
redes sociais