Autocuidado: um ato de amor e prevenção

Conteúdo Patrocinado

Autocuidado: um ato de amor e prevenção

Médica hematologista revela como pequenas mudanças de hábito estimulam à saúde e melhoram o bem-estar

Apresentado por

A rotina agitada é a principal desculpa para que milhares de pessoas deixem de lado os hábitos saudáveis. No entanto, quando se fala em prevenção, atentar para a alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são fatores essenciais à saúde e ao bem-estar. Conforme explica a médica hematologista do Centro Regional de Oncologia (CRON), Juliana Kratochvil, adotar boas atitudes no dia a dia pode, inclusive, evitar o desenvolvimento de cânceres.

A prevenção ao câncer é um grande desafio para a medicina. Ainda que a tecnologia atue com intensidade no desenvolvimento de novos tratamentos, uma das formas mais efetivas de evitar a doença é por meio do autocuidado. “Algumas medidas já são muito bem fundamentadas na comunidade científica, como a atividade física aeróbica e alimentação”, explica Juliana.

Considerada uma doença heterogênea, o câncer atinge qualquer pessoa, em diferentes faixas etárias. Mesmo os profissionais da saúde e cuidadores, popularmente considerados imunes as enfermidades devido ao conhecimento que possuem, podem ser acometidos pelo mal. “Todos têm os mesmos riscos. Pessoas com carga de trabalho com níveis altos de estresse, por exemplo, possuem riscos aumentados para diversas patologias”, alerta a hematologista.

Equilíbrio entre corpo e mente

Estudos recentes mostraram que a atividade aeróbica de intensidade moderada é excelente aliada para aliviar o estresse e proporciona importantes benefícios à prevenção das doenças. Os exercícios podem ser realizados cinco vezes na semana, por no mínimo 30 minutos.

Aliados a isso, o consumo de alimentos in natura e a menor ingestão de multiprocessados e agrotóxicos também trazem resultados relevantes. “Um dia corrido não reduz completamente a possibilidade de se organizar para manter estas atividades presentes. A alimentação é questão de organização, parcerias e hábito. De mesma forma, a atividade física”, frisa a médica.

A exemplo, há cerca de oito anos Juliana faz exercícios aeróbicos e de força, de três a quatro vezes por semana. Para manter a alimentação equilibrada, ela compra em feiras orgânicas e evita o consumo de embutidos e multiprocessados. Além disso, os momentos de lazer não podem faltar, pois são fundamentais para elevar os hormônios que estimulam o equilíbrio fisiológico do corpo.

Inspire-se

Mesmo que a pessoa tenha uma rotina agitada, a médica frisa a importância de se pensar no futuro e entender que, para tudo na vida, o fundamental é o equilíbrio. A saúde mental também está em jogo e é preciso ter um tempo para fazer o que se gosta. “Todas as profissões tem seus desafios diários e precisamos ter momentos de relaxamento e descanso para superar os mesmos”.

3 Dicas para cuidar de você

Organize-se: Programar o dia, o que vai comer e quais são os compromissos pode proporcionar maior controle do tempo;

Agende o exercício: Marcar hora e dia para praticar atividades físicas pode ser uma boa pedida. Quando você tem um compromisso agendado, fica mais fácil cumprir o horário e não dar nenhuma desculpa para faltar.

Relaxe: Separar um dia para fazer atividades que deem prazer influencia positivamente na qualidade de vida, principalmente porque reduz a ansiedade.