“A telemedicina veio para ficar”

Saúde no futuro

“A telemedicina veio para ficar”

Moisés Ruben Closs confirmou tendência de consultas onlines, mas mostrou preocupação com formas de executar o trabalho distante do paciente

Por

“A telemedicina veio para ficar”
Closs em entrevista ao A Hora Bom Dia
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A telemedicina vai substituir a medicina convencional? Essa foi a pergunta feito ao médico de família, Moisés Ruben Closs no programa A Hora Bom Dia da manhã de hoje. Na avaliação do profissional, nos cursos médicos já se fala que a “telemedicina veio para ficar”. Entretanto, ele percebe entraves nas consultas pelo computador.

Closs reconhece que a telemedicina foi importante durante a pandemia e pode auxiliar a levar saúde a comunidades distantes. Porém, reforça que o exame presencial tende a ser mais eficaz. “A doença pode ser percebida quando o paciente chega ao escritório pelo jeito que caminha, pela forma como fala. Isso não será percebido pela tela do computador”, aponta.

Para exemplificar, cita o caso de uma pessoa com tosse. Se a consulta for presencial, o médico poderá examinar o pulmão. Já com a consulta online, isso não seria possível.

O médico também percebe avanços na tecnologia que agilizam o telediagnóstico e facilitam a teleconsulta. Mas acredita ser “muito difícil” os computadores substituírem do profissional humano.

Closs ainda alertou os pacientes sobre os perigos em realizar pesquisas sobre tratamentos de saúde na internet e demonstrou preocupação com a covid-19. “É preciso manter os cuidados”, afirmou.

Ouça entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais