Estado antecipa autorização e Vale marca datas para retorno das aulas

VOLTA ÀS AULAS

Estado antecipa autorização e Vale marca datas para retorno das aulas

Rede municipal pode organizar escolas do Ensino Fundamental para atender a partir da próxima quarta-feira. Entre as seis maiores cidades da região, Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Estrela definem estratégia para atividades presenciais. Taquari mantém suspensão por prazo indeterminado

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Outubro de 2020 às 08:18

Estado antecipa autorização e Vale marca datas para retorno das aulas
(Foto: Divulgação

A previsão inicial de volta das atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental estava marcada para o dia 12 de novembro. Ontem, o governo estadual informou que esse prazo pode ser antecipado. As escolas estarão autorizadas a receberem os alunos a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de outubro.

No Vale do Taquari, os maiores municípios (Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia) definem os modelos para esse atendimento. Destes seis, apenas Taquari mantém as escolas fechadas.

O governo de Lajeado institui como prazo a próxima quarta-feira (28 de outubro) para os anos finais. Já as primeiras séries do Fundamental retornam no dia 3 de novembro. A rede municipal tem 18 escolas neste nível. São mais de 1,3 mil servidores envolvidos (entre creches e colégios fundamentais). O montante de alunos na rede pública se aproxima dos 9 mil. Nesta etapa, não voltarão todos, devido aos protocolos de segurança.

A decisão estadual foi adotada após debate do Gabinete de Crise e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.

Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Comitês municipais

No decreto do dia 4 de junho, o governado Eduardo Leite criou a organização de comitês municipais no RS. Com a presença de autoridades públicas, professores, diretores e representantes da comunidade escolar, cada escola precisa elaborar um plano para retomada das aulas.

Essa organização precisa ser oficializada por meio de um decreto das prefeitura. No documento, é preciso constar detalhamentos técnicos de como serão preparadas às instituições de ensino para receber os alunos.


Pelo Vale

• Arroio do Meio – As escolas municipais com anos finais do Fundamental retornam no dia 28. Para anos iniciais e Educação Infantil, a volta está programada para 12 de novembro.

• Encantado – O município avalia as datas para retorno. Pelo calendário prévio, os anos finais voltam dia 28 enquanto as séries iniciais no dia 12 de novembro.

• Estrela – As escolas municipais do Fundamental, anos finais, voltam o atendimento no dia 28. Para os anos iniciais, o município fará uma consulta com as famílias para verificar a demanda. Mas a estimativa inicial é de retorno no dia 3 de novembro.

• Lajeado – Atendimento para anos finais do Fundamental começa na próxima quarta-feira (28 de outubro). Nas séries iniciais, o atendimento será retomado a partir do dia 3 de novembro.

• Taquari – Município manterá as escolas sem atendimento por prazo indefinido.

• Teutônia – As séries finais das escolas de Ensino Fundamental recomeçam o atendimento na próxima quarta (28). No dia 3 de novembro, voltam alunos da Educação Infantil, de 2 e 3 anos. NO dia 12 é a vez dos anos iniciais do Fundamental.

Acompanhe
nossas
redes sociais