Trem dos Vales é aposta para impulsionar o turismo

Roteiro turístico

Trem dos Vales é aposta para impulsionar o turismo

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, falou sobre o roteiro em entrevista ao programa Frente e Verso nesta quinta-feira

Por

Trem dos Vales é aposta para impulsionar o turismo
(Foto: Fábio Kuhn)
Estado

A retomada gradual das atividades em meio à pandemia é, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, uma forma de impulsionar o turismo no Rio Grande do Sul e, em especial, no Vale do Taquari. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta quinta-feira, 22, destacou que a pandemia e a situação econômica mudaram o conceito dos turistas ao buscarem rotas turísticas.

“O setor do turismo foi altamente atingido em virtude desse momento que estamos vivendo, mas a oportunidade se dá na medida em todas as pesquisas apontam que o turista ficará próximo de casa em um raio de até 250 quilômetros”, observa. Esse é, segundo Lorenzoni, o momento de potencializar ainda mais o turismo gaúcho.

Com a ideia de permanecer mais próximos de casa, os turistas se voltarão mais para as belezas do Estado. “Acredito que esse momento de retomada coincide com o ciclo de passeios do Trem dos Vales. As pessoas terão a oportunidade de conhecer o passeio que pode ser considerado um dos mais bonitos do país”, garante.

A ideia de Lorenzoni é tornar o projeto do Trem dos Vales referência para, no futuro, atrair turistas de todo o país. No entanto, para potencializar a rota é preciso que gestão pública e privada unam esforços e criem um plano de desenvolvimento para o turismo do Vale. Ele garante que o governo estadual está à disposição para auxiliar na potencialização do roteiro.

Visita à região

Lorenzoni estará participando do projeto Trem dos Vales no dia 28, às 14h, no trajeto entre Muçum e Guaporé. “Faço questão de participar para que a gente possa conhecer em detalhes o projeto”, enfatiza. A área técnica da pasta também deve participar para que consiga apresentar da melhor forma o roteiro em eventos e feiras do setor.

Centro de Atendimento ao Turista

O secretário estadual Desenvolvimento Econômico e Turismo, garantiu que o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) regional, junto ao Parque Histórico de Lajeado, deverá entrar em funcionamento em até 60 dias.

Confira a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais