Salvem a “Bento”!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Salvem a “Bento”!

Por

Vale do Taquari

Já deu para sentir um pouco do calor que virá em dezembro, certo? Em Lajeado, a cidade polo do Vale do Taquari, caminhar pela principal via do município em dias de sol escaldante é um verdadeiro martírio. Sem a confortável sombra das árvores, as caminhadas diárias pelo pulmão comercial da região são desestimulantes e desconfortáveis. É um martírio, reforço.

As “palmeirinhas” não fazem frente aos raios solares, e o semblante dos transeuntes entrega o desespero. Logo ao lado, porém, ainda repousa a esperança: a rua Bento Gonçalves!

Na “Bento”, as árvores ainda ocupam o seu devido lugar entre o concreto, o asfalto, as calçadas e os prédios e lojas.

Na “Bento”, as árvores ainda dão o ar da graça e garantem uma vastidão de sombra natural aos comerciários, comerciantes e, claro, aos necessários clientes.

Na “Bento”, que nos últimos meses tem se revigorado com novas e requintadas lojas e empreendimentos, é a natureza que se exibe, e há pouco espaço para o sol escaldante. Mas é preciso ficar atento. A “Júlio” também já viveu tempos assim. E nem faz tanto tempo!

 

 


Turismo e eleições

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado inova em 2020. O grupo realiza sua própria reunião com os três candidatos a prefeito da cidade. O primeiro convidado foi Daniel Fontana (PSB). O encontro foi realizado nessa segunda-feira. Hoje será a vez de Marcelo Caumo (PP), e na sexta-feira, Márcia Scherer (MDB). O Comtur também entregará uma carta de indicações e sugestões aos postulantes. Os encontros ocorrem na Sala de Eventos do Ohtel, sempre a partir das 9h.


PT quer se posicionar

Talvez ocorra nesta semana. Ou, quem sabe, na próxima semana. Mas já é quase consenso dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Lajeado a necessidade de se posicionar publicamente sobre o pleito de 2020. Eu explico. A sigla havia lançado o vereador e pediatra Sérgio Kniphoff como pré-candidato a prefeito. Mas por uma série de divergências internas, recuou. Agora, os líderes petistas enxergam a necessidade de apoiar uma das duas alas contrárias ao PP. E devem escolher o MDB.


Frutas e IPTU

Em Encantado, o vereador Valdecir Cardoso (PP) apresenta um curioso Projeto de Lei. A matéria, que ainda está em pauta no plenário, “dispõe sobre incentivo ao plantio e manutenção de árvores frutíferas em calçadas mediante desconto no IPTU e dá outras providências”.


Frente a frente

Ontem, o atual vice-prefeito de Estrela foi “sabatinado” no Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9. Há quase oito anos na função, Valmor Griebeler (PL) demonstrou um conhecimento natural da máquina pública e de todos os ensejos e mecanismos ligados à administração municipal. Consequentemente, ele larga com uma certa vantagem sobre os seis adversários. Afinal, em um mundo onde transparência é riqueza, o acesso privilegiado à informação e às fontes é uma arma poderosa.


Frente a frente II

Griebeler demonstrou equilíbrio e transparência nos 45 minutos de conversa. Falou tranquilamente sobre o seu ex-partido, o PT, elogiou e criticou com naturalidade o governo do qual ainda faz parte, tratou com elegância sobre propostas e ações dos adversários, e apresentou propostas concretas e detalhadas. Definitivamente, ele deixou uma boa impressão. Líder na primeira pesquisa divulgada pelo Grupo A Hora, ele terá agora a missão de “se virar” sem o apoio do atual prefeito.


Campanha interativa

Recebi no meu WhatsApp uma intrigante provocação da candidata a prefeita de Lajeado, Márcia Scherer (MDB). Por meio de um link na internet, ela convida à comunidade a participar de uma breve enquete online. São questões simples para avaliar prioridades e, também, o atual governo.


Campanha no quarto

Ouvi na propaganda eleitoral gratuita da coligação Segurança para Seguir em Frente (MDB-PP-PSDB) a participação do candidato a vice, Paulo Finck (PP). O áudio foi gravado em um quarto do Hospital Estrela, onde o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico descansa após seis dias na UTI Covid-19. Ou seja, o “Caniggia” ja voltou à campanha.


Análise legislativa

O Fórum das Entidades de Lajeado propôs compromissos aos candidatos a vereadores. Entre as sugestões, duas se destacam: “não indicar nem contratar parentes até o terceiro grau em cargos de confiança” e “propor e/ou apoiar projeto de Lei que limite o número de cargos de assessor para um único por Vereador”. O grupo também quer medir a produtividade e desempenho dos legisladores. Na sessão de ontem, alguns vereadores em exercício já chiaram. E eu estou curioso para saber – e depois divulgar – o nome de quem se comprometer com esses dois importantes compromissos.

Acompanhe
nossas
redes sociais