Paixão de Cristo: espetáculo para renovar a esperança

cultura

Paixão de Cristo: espetáculo para renovar a esperança

Cenas da Paixão de Cristo de Imigrante foram gravadas no sábado passado e serão transmitidas em dezembro

Por

Paixão de Cristo: espetáculo para renovar a esperança
Encenação precisou ser adaptada para manter distanciamento entre atores (Foto: Divulgação/Cris Thomé)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O tradicional espetáculo de fé e esperança neste ano foi alterado por conta da pandemia. A Paixão de Cristo de Imigrante, que reunia milhares de espectadores em frente ao Convento Franciscano São Boaventura, não terá plateia nesta edição, porém a comunidade poderá acompanhar a encenação de casa. A peça foi encenada e gravada no sábado, 17, e será exibida em dezembro nas plataformas digitais da administração municipal.

A data ainda será definida. Conforme o diretor teatral, Pablo Capalonga, o espetáculo pode ser um alento em um ano de muitas dificuldades e reforçar a mensagem de fé e esperança.

O espetáculo estava a 10 dias da estreia, em abril, quando precisou ser suspenso. “Com o evento sem data para acontecer, aguardamos a situação amenizar e, no fim de agosto, reunimos o elenco para retomada dos ensaios”, explica.

Com exigências de distanciamento e atores utilizando máscara, Capalonga precisou alterar o roteiro. “O espetáculo precisou ser adaptado e as cenas com toques e de mais proximidade foram alteradas. Precisávamos entregar um conteúdo cultural seguro”, reforça.

Cenas da Paixão de Cristo de Imigrante foram gravadas no sábado passado e serão transmitidas em dezembro quando ocorre o espetáculo

(Foto: Divulgação/Cris Thomé)

Público sem fronteiras

No ano passado, mais de 10 mil pessoas assistiram ao espetáculo nos dois dias de encenação. Conforme Capalonga, o evento tinha limite de físico, mas nesta 15ª edição, ele se torna sem fronteiras. “Recebíamos pessoas de muito longe, pois estava no calendário oficial dos eventos culturais do estado. Agora, o público será ainda maior”, esclarece.

Capalonga comanda o espetáculo há três anos e o texto é sempre novo e diferente. Nesta edição, a história começa com Pedro contando que visualizou a captura de Jesus pelos soldados. “Eu não costumo seguir a ordem cronológica. Trabalho com o passado e presente da história. Após essa primeira cena, voltamos no tempo e mostramos milagres de Jesus e seguimos até a ressurreição”, antecipa.

Para o diretor, a adaptação do espetáculo online é uma forma de ter o evento presente, para não cair no esquecimento da comunidade.

Participação da comunidade

O espetáculo tem como marca a participação de atores locais. Eder Winck representou Jesus. Para ele, esta edição foi um grande desafio. “Estávamos com tudo pronto e fomos surpreendidos com o cancelamento do espetáculo. A gravação foi na coragem e principalmente no amor pela arte”, reforça.

Winck acredita que o espetáculo será um momento de conforto em meio à pandemia. “Se observarmos a história de Cristo crucificado, enxergamos que nós também somos feitos de pequenas ressurreições e recomeços”, afirma.

Natal do Morro de Arvorezinha

Em Arvorezinha, a 28ª edição do Natal no Morro também precisou ser alterada. Capalonga também dirige o espetáculo, que será transmitido ao vivo, no dia 27 de novembro, pelas redes sociais da administração municipal. E, será retransmitido em especiais de Natal, nos dias 19 e 25 de dezembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais