Duas visões opostas para Colinas

Eleições 2020

Duas visões opostas para Colinas

Candidato à reeleição, Sandro Hermann defendeu realizações de seu mandato, enquanto Beto Frielink prometeu avanços em áreas como agricultura e segurança. Única concordância entre concorrentes foi a prioridade de esforços no turismo e geração de emprego

Por

Duas visões opostas para Colinas
Candidatos apresentaram propostas e divergiram sobre temas em debate realizado pela Rádio A Hora na tarde de terça-feira (Foto: Fábio Kuhn)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Divergências de opiniões deram o tom ao debate entre o atual prefeito Sandro Hermann (PP) e João Roberto Frielink, o “Beto” (MDB). A troca de ideias ocorreu na tarde de ontem, 20, durante a programação da Rádio A Hora 102.9.

Em suas participações, Hermann defendeu a eficiência da gestão financeira no seu governo. Classificou o pacote de incentivos à agricultura como um dos maiores do estado e elencou novas iniciativas no setor turístico e cultural.

Já Frielink fez críticas à atual administração e prometeu avanços em áreas como agricultura, saúde e educação.

O incentivo ao setor primário foi um tema que gerou divergências entre candidatos. Frielink citou críticas de agricultores ao preço cobrado pela hora/máquina, enquanto Hermann defendeu que os custos repassados ao produtor estão abaixo do cobrado em outras cidades do estado.

Outro tema polêmico entre os candidatos foi a situação da Escola Municipal Ipiranga. Conforme Frielink, o colégio com cerca de 300 alunos sofre com problemas estruturais, entre eles, a queda de azulejos. Hermann justificou que a dificuldade de realizar obras maiores ocorre em função de uma prestação de contas atrasada de 2012.

Os candidatos ainda trocaram farpas sobre a quantidade de cargos de confiança (CC) e contratos terceirizados na prefeitura.

Frielink apontou os 20 CCs e 11 terceirizados como “demais para Colinas”. Por sua vez, Hermann informou que os gastos com folha salarial caíram de 47% para 42% em sua administração.

Contrastando com as divergências, ambos os candidatos concordaram com a necessidade de incentivar empreendimentos turísticos e atrair empresas de pequeno e médio porte ao município.

Atualmente, cerca de 80% da arrecadação é oriunda do setor primário.

Resposta à enchente

Beto Frielink – Frielink citou a necessidade de conviver com as cheias que ocorrem com frequência. Ele prometeu investimentos maiores na estruturação da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários Imicol. Também citou estar no plano de governo a compra de uma lancha para facilitar o socorro de pessoas que podem ficar isoladas nas enchentes.

Sandro Hermann – O monitoramento impreciso do nível do Rio Taquari foi classificado como principal problema na enchente histórica de julho, conforme Hermann. Como proposta à prevenção, o candidato destaca qualificação do sistema de monitoramento e transferência de famílias de áreas alagáveis para o novo loteamento popular em fase de instalação.

Turismo

Candidato Sandro Hermann (Foto: Fábio Kuhn)

Sandro Hermann – Hermann lembrou a criação da Colinas Fest em sua administração. Reforçou que também espera a passagem do trem turístico com mais frequência por Colinas e se disse idealizador de um projeto para construção de uma ciclovia entre Estrela, Colinas e Imigrante.

Candidato Beto Frielink (Foto: Fábio Kuhn)

Beto Frielink – Frielink prometeu resgatar o título de “Cidade Jardim” com investimentos na limpeza e ajardinamento da cidade. Quer promover mais encontros entre ciclistas, motociclistas e adeptos de carros antigos. Ainda citou mobilização para trazer um trem turístico de forma fixa à cidade.

Agricultura

Beto Frielink – Frielink quer aumentar o incentivo aos novos empreendimentos rurais instalados em Colinas, passando de 16 para 20 salários. Também prometeu acessos melhores às propriedades e diminuição nos custos da hora/máquina.

Sandro Hermann – Hermann citou investimentos superiores a R$ 500 mil em retorno aos agricultores do município. Afirmou que esse investimento é possível graças ao equilíbrio financeiro que permite o repasse de valores durante o ano inteiro.

Segurança pública

Sandro Hermann – Hermann destacou que o plano de governo passado previa o monitoramento na cidade. Entretanto, houve uma mudança nos planos com o investimento no cercamento eletrônico e na central de monitoramento regional em Lajeado.

Beto Frielink – Frielink criticou a falta de instalação de câmeras de monitoramento na cidade e afirmou que uma parceria com a Brigada Militar (BM) já está sendo planejada para investimento nesses equipamentos, caso seja eleito.

Acompanhe
nossas
redes sociais