Após sete meses, setor comemora liberação das festas infantis

Retomada

Após sete meses, setor comemora liberação das festas infantis

Estado autorizou volta dos eventos com capacidade limitada em cidades que já retomaram aulas na rede municipal

Por

Após sete meses, setor comemora liberação das festas infantis
Com limitação de público e cuidados sanitários, festas voltam nesta quarta-feira em Lajeado (Foto: Fábio Kuhn)
Vale do Taquari

Esta quarta-feira, 21, é de festa na casa de eventos gerenciada por Francine Lenhard, em Lajeado. Com a liberação do Estado para a volta dos eventos infantis, publicada na terça-feira, 20, no Diário Oficial, as atividades já voltam nesta quarta.

Foram mais de sete meses de expectativa do setor de eventos. Nas últimas semanas, Francine passou a agendar datas com clientes, mesmo sem a certeza de quando poderia reabrir. A primeira festa ocorre hoje e, até o fim da semana, há outras duas marcadas.

“Foi uma notícia tão esperada por tantos meses de agonia. Estamos super preparados. Durante todos esses meses, nos organizamos com as medidas de proteção para, quando saísse o decreto, não precisarmos de um tempo para adequação”, afirma a gerente.

A liberação estadual vale para todas as cidades que já retomaram aulas presenciais na rede municipal de ensino e que estejam há pelo menos 14 dias seguidos em bandeira laranja ou amarela. Não há necessidade de decreto municipal. Ainda assim, a prefeitura pode criar regras próprias equivalentes ou mais restritivas do que as do estado.

Limites para as festas infantis

Entre as medidas preventivas, está a limitação da capacidade a 70 ou 100 pessoas, para bandeira laranja ou amarela, respectivamente. Brinquedos de bolinhas serão fechados. Nas atrações que envolvam circuitos, apenas uma pessoa por vez.

Uma das principais exigências do estado é o controle da presença, por meio de uma lista de convidados.
“Vida nova”

Para o empresário Serafim Marques de Souza Neto, representantes da União das Casas de Festas e Eventos (UCFE), a ‘vida’ dos negócios do setor se renova. “O mais importante é que nós giramos a chave desse motor. Agora existe um recomeço. Aos poucos o pessoal começa a se estruturar. Hoje é vida nova”, diz.

Neto afirma que os empresários do setor assumiram o compromisso de contribuir com a fiscalização. “Vamos agir como vendedor profissional. O vendedor acompanha o seu produto no pós venda. Cada casa de festa vai fiscalizar os eventos clandestino, que consideramos uma concorrência desleal”, afirma.

Reunião nesta quarta define bailes e boates

O Piratini segue as rodadas de negociações com representantes do setor de eventos. Nesta quarta, a secretaria de Saúde tem reunião marcada com os empresários dos eventos sociais, como casamentos e formaturas, e dos bailes e boates.

Assim como no caso das festas infantis, a obrigatoriedade de um evento teste deve ser retirada pelo estado. A expectativa do setor é que o protocolo para reabertura saia até a metade da próxima semana.

Principais regras

  • Liberação só vale para cidades que retomaram aulas na rede municipal;
  • Obrigatório uso de máscara, álcool gel e tapetes sanitizantes;
  • Limite de público:
    Laranja – 70 pessoas
    Amarela – 100 pessoas
  • Distância de dois metros entre mesas;
  •  Limite de quatro pessoas por mesa;
  • Brinquedos de bolinhas ficam fechados;
  • Em brinquedos grandes com circuitos, só é permitida uma criança por vez;
  • Lista de convidados na entrada.

Acompanhe
nossas
redes sociais