Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Conteúdo Patrocinado

Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Autoexame das mamas deve fazer parte da rotina da mulher

Apresentado por

Quando se fala em conscientização, informação e inspiração andam lado a lado. E no Outubro Rosa isso não é diferente. Mais que levar dados e orientações técnicas às pessoas, é preciso cativá-las para que a mensagem de autocuidado e atenção à saúde se perpetue. É por isso que o famoso laço cor-de-rosa possui tanto significado. Olhar para ele é associar rapidamente a todas as questões que envolvem o Outubro Rosa e combate ao câncer de mama, como o autoexame. E, por mais que esta campanha já esteja consolidada no calendário, nunca foi tão necessário falar sobre ela.

Conforme observa a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), comparando os anos de 2019 e 2020, houve uma queda de 75% no número de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em tratamento ou rastreamento do câncer de mama. Isso se dá principalmente por conta da pandemia de COVID-19 e pelas recomendações de distanciamento social, um motivo nobre, mas é essencial que a mensagem sobre a importância sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama não se perca. 

O autoexame, por exemplo, é determinante para que este diagnóstico aconteça o mais breve, permitindo um tratamento menos invasivo e com melhor resultado. A psicóloga e relações públicas Fernanda Weigert que o diga. Em pleno carnaval de 2014, ao realizar o autoexame, sentiu um nódulo na axila. Após consulta médica e de realizar os exames indicados, foi encaminhada para um mastologista em caráter de urgência. “Me perguntei porque deveria procurar um, foi então que decidi olhar o exame e, para minha surpresa, nele estava descrito o diagnóstico de câncer de mama (carcinoma ductual infiltativo com alto grau de necrose Bi Hads 6 triplo negativo). Nunca mais vou esquecer essa frase”, relata.

Hoje, após enfrentar a rotina de quimioterapias e radioterapias – e vivido todas as adversidades que o tratamento traz, como dores pelo corpo, enjoos e perda do cabelo, a mensagem é de superação. “A Fernanda não quer se resumir em um diagnóstico, e por isso virou uma versão melhorada de si, cheia de coragem, mergulhando de corpo e alma diante de uma imensidão de incertezas”, acrescenta.

A empresária Adriana Nardino também compartilha de uma história vitoriosa na luta contra o câncer de mama. “Em 2018, ao retornar de uma viagem de férias, senti um desconforto no lado esquerdo do peito, como uma fisgada. Na ocasião pensei até que poderia ser algo muscular. Consultei minha ginecologista que, após uma ultrassonografia, sugeriu a busca por uma mastologista”, recorda. 

E, mesmo sem histórico da doença na família e com uma rotina saudável, tanto em alimentação quanto em atividades físicas, o resultado da mamografia que veio a seguir indicou os nódulos, e após outros exames, o diagnóstico do câncer. Agora, com o tratamento concluído, a avaliação é de aprendizado. “Aprendi a viver cada dia, desfrutar e valorizar cada momento e não deixar para o futuro, porque o maior tesouro que temos é a nossa saúde”, conclui.

“De 2019 para 2020, houve uma queda de 75% no número de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em tratamento ou rastreamento do câncer de mama”.

Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

COMO FAZER O AUTOEXAME

O autoexame das mamas é muito fácil e pode ser feito em qualquer momento do seu dia. Acompanhe o passo-a-passo e insira-o em seu cotidiano! ⠀

1 – O primeiro passo é observar. De frente ao espelho, observe o contorno das mamas, o bico do peito e a superfície da pele. Levante e abaixe os braços para analisar cada canto.⠀

2 – No banho (de preferência), coloque um dos braços atrás da cabeça e apalpe os seios. Em movimentos horários e anti-horários, percorra com a ponta dos dedos toda a região da mama em busca de possíveis nódulos. Repita o movimento com a outra mama.

3 – Aperte o bico do seio para ver se há secreção.

QUANDO DEVO FAZER O AUTOEXAME?

A realização do autoexame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O melhor momento para fazê-lo é sete dias após o início da menstruação. E, após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. 

Já a partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia. É com este exame que é possível identificar lesões não palpáveis, já que o câncer de mama atinge principalmente aquelas que estão em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos).  E vale a pena reforçar: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

FIQUE ATENTA!

Qualquer situação de anormalidade, procure seu médico. Só ele tem a capacidade de fazer um diagnóstico completo.