Praticidade e conforto próximo à universidade

ArqConecta

Praticidade e conforto próximo à universidade

Projeto busca aliar elementos para atrair estudantes

Por

Praticidade e conforto próximo à universidade

Para pensar uma moradia atrativa ao público universitário, alguns elementos devem ser considerados, como custo acessível, praticidade para proporcionar momentos de estudo, descanso e lazer, além de uma localização que reduza o tempo de deslocamento até a universidade. Desta forma, o projeto da arquiteta recém-formada pela Universidade do Vale do TaquariUnivates, Janine Schonhals, para o Trabalho de Conclusão de Curso, busca ser modelo para projetos voltados a jovens acadêmicos.

A moradia estudantil pensada por Janine é destinada aos alunos da Univates que se deslocam todos os dias de outras cidades, assim como os intercambistas que realizam períodos de estudos na instituição. Sendo assim, foi pensado para ocupar a área que se localiza em frente à universidade.

A proposta conta com nove pavimentos, de forma a acompanhar a altura do edifício vizinho, e se constrói no formato de um L, dividido em dois blocos conectados a cada por passarelas em cada andar.

O térreo se localiza no nível da rua e é composto por salas comerciais, hall de entrada com recepção e a administração do edifício. No mesmo nível, mais ao fundo, localiza-se também o estacionamento, com acesso pela lateral da fachada principal, ao lado das salas comerciais.

Janine Schonhals

O segundo andar é composto pelas áreas de lazer e serviço e, para aproveitar o espaço interno do terreno, foi pensado um amplo espaço aberto para descanso dos moradores.

Nos demais pavimentos estão distribuídos os dormitórios, que são compostos pelo espaço de dormir, uma pequena cozinha e um banheiro. No último andar, no bloco mais extenso, localiza-se um salão de festas, com espaço gourmet e um terraço.

Ao planejar a materialidade, o projeto ganhou um ar minimalista com o uso de alumínio na cor preta, vidro, concreto aparente e madeira. A partir da centralização das circulações verticais na extremidade do bloco maior, surge uma empena cega, onde foi pensado o uso de um grafite para valorizar a esquina.

Nas fachadas externas foram utilizados painéis perfurados de madeira, de forma a garantir mais privacidade. O concreto aparente foi usado nas paredes externas. Outras foram revestidas de melamina na parte interna dos corredores.

Os guarda-corpos são de alumínio na cor preta, assim como todas as esquadrias. Os pilares aparentes são de seção circular e também recebem acabamento de concreto aparente. Na fachada interna do bloco maior, as sacadas ganham fechamento de porta de camarão de madeira e, no bloco menor, são protegidas por painéis muxarabi de madeira.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais