Positividade para vencer o câncer

opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Positividade para vencer o câncer

Por

O mês de outubro traz consigo a responsabilidade de falarmos sobre o câncer de mama, tipo da doença que mais atinge e interrompe a vida de mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Quando começamos a construir a edição deste fim de semana do Caderno Você, decidimos falar sobre autoestima e otimismo. Encarar um tratamento contra o câncer, seja ele qual for, nunca é fácil. Então como não se deixar abater diante desta batalha? Qual o segredo para passar por todo este processo com a cabeça erguida e com positividade? Na busca por alguém que pudesse nos revelar este segredo, conheci a Vânia.

Nosso primeiro contato foi por telefone e, quando me contou sua história, fiquei bastante comovida. Mas, na nossa conversa, ela também me passou tanta energia positiva que logo percebi que era a pessoa perfeita para nos ajudar a passar uma mensagem de esperança a quem está enfrentando o câncer ou tem alguma pessoa querida passando por isso.

Quando nos encontramos para fazermos as fotos que ilustraram a matéria, ela me surpreendeu mais uma vez. Eu esperava encontrar alguém fragilizado. Mas, quando a vi, logo pensei que ela em nada parecia com a imagem que costumamos ter em mente de alguém que está passando por uma doença.

Diante de mim estava uma mulher linda, com aquela beleza que pessoas cheias de luz e vida irradiam. Com seus longos cabelos cacheados, ela ria e conversava durante todo o nosso encontro. Em poucos minutos e poucas palavras, mudei completamente a minha percepção sobre a doença.

O câncer é algo que chega de repente e muda tudo. Não é fácil e, às vezes, até mesmo os mais fortes desmoronam um pouquinho. Mas, é preciso acreditar que a vida traz muitas coisas boas e que ela vai muito além da doença.

A Vânia nos traz uma verdadeira aula de força e vitalidade, por isso, te deixo com as palavras dela e espero que você possa se emocionar e renovar seu amor pela vida, assim como aconteceu comigo. Confira a matéria na seção Você aqui do site.