Projeto construirá banheiro para nove famílias de Lajeado

Nenhuma casa sem banheiro

Projeto construirá banheiro para nove famílias de Lajeado

Professora da Univates participou do programa Frente e Verso para detalhar o projeto “Nenhuma Casa Sem Banheiro”

Por

Atualizado terça-feira,
29 de Setembro de 2020 às 12:44

Projeto construirá banheiro para nove famílias de Lajeado
Jamile em entrevista à Rádio A Hora na manhã de hoje
Lajeado

Um projeto do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do estado (CAU/RS) chega a Lajeado por meio de parceria com a Sociedade dos Engenheiros do Vale do Taquari (SEAVAT). Chamado “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, a ação tem como intuito propiciar melhorias sanitárias para famílias lajeadenses. Nesse primeiro momento, nove serão beneficiadas.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, a professora da Univates e doutora em Arquitetura, Jamile Weizenmann citou que o projeto surgiu com intuito de aproximar os universitários de causas sociais e fazê-los conhecer mais a realidade do município.

Após contatos da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas), criaram ainda em 2019 o Habitar Bem. A construção de banheiros para famílias por meio do “Nenhuma casa sem banheiro” é uma das propostas abarcadas através do projeto.

“A gente fala de saúde, mas muito da saúde está ligada a casa onde a pessoa mora”, justifica a professora ao destacar a importância de melhorar os sanitários.

Conforme Jamile, serão investidos cerca de R$11 mil para atender as nove famílias, recurso do CAU/RS. Atualmente, o projeto está na fase de edital para contratação de profissionais.

No Vale do Taquari, cerca de 5% das residências não possuem banheiros ou têm instalações precárias. Previsão é que no estado sejam 11 mil residências nessas condições.

Além do CAU/RS e SEAVAT, o programa tem apoio da Onu Habitat, FAMURS, TCE, Defensoria Pública e Ministério Público.

Ouça mais no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais