opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Sustentabilidade também paga a conta

Por

Tema da Live do Negócios em Pauta deste mês, o avanço dos negócios ligados à agroecologia no Vale precisa ser compreendido como parte de um fenômeno muito maior. Corporações de todos os tamanhos, globais ou locais, colhem os resultados positivos da chamada ESG (Governança ambiental, social e coporativa na sigla em inglês).

A conexão dos consumidores com essas três causas já era uma grande tendência, mas ficou ainda mais evidente durante a pandemia. CEO da Raízen, de uma das principais organizações globais do setor de energia, Ricardo Mussa afirma que nunca antes houve tanta demanda de clientes genuinamente dispostos a pagar mais por produtos comprovadamente sustentáveis.

Em entrevista ao Infomoney, o executivo faz uma remissão ao ano de 2008, quando a alta global da gasolina fez o mercado pressionar as empresas para que invistam em energia limpa. Dessa vez, afirma ser diferente: a pressão vem da própria sociedade e vale para todos os mercados.

Todos os grandes player do mercado global apontam as razões óbvias para adotar a governança: é bom para o meio-ambiente e para a sociedade, mas também é um bom negócio. O engajamento nas mais diferentes causas resulta em consumidores igualmente engajados na marca – a essência do branding.

Falando nisso, continua até novembro o Congresso Internacional de Branding organizado pela univates em parceria com o Instituto Politécnico de Leria (Portugal) e o Observatório de Marcas. Todas as quintas-feiras o evento oferece discussões de alto nível sobre o presente e o futuro das marcas com especialistas de nível nacional e internacional.

Uma ótima oportunidade para compreender o mercado consumidor e buscar formas de adaptar os negócios às tendências que foram aceleradas com o advento da pandemia. E a sustentabilidade é uma das principais.

Boa Leitura!

Fábrica de talentos

As pretenções da Zanc para o Vale do Taquari são enormes. Palco do programa Negócios em Pauta  do dia 19 de setembro, transmitido em formato Live pela rádio A Hora e nas redes sociais do Grupo A Hora, a empresa aposta nos jovens e em uma forte política de contratação, formação e retenção de talentos – além de engajar as equipes na busca pelo resultado.

Para isso, projeta instalar uma universidade e um HUB de inovação para o desenvolvimento de Startups dentro da belíssima sede instalada no antigo Seminário Seráfico. Um grande investimento da empresa que já emprega mais de 600 pessoas e pretende chegar a 1,5 mil nos próximos meses.

Aliás, a dica para quem está procurando oportunidade de emprego na região é que Zanc está contratando e precisando de jovens dispostos a desenvolver uma carreira – confira no site zanc.com.br/trabalheconosco.

Marcante e Atual

“Me preparei e me qualifiquei para alcançar meus objetivos. Fiz graduação em administração e uma pós em planejamento estratégico. Quanto mais eu me preparava, mais fácil ficava a minha missão. Para crescer no mundo empresarial, é preciso dedicação. Temos que ser exemplo com  nossas ações e ter presença na empresa.” Alaidete Miguel – Diretora Administrativa da Bremil em entrevista para o Negócios em Pauta de Abril de 2017

Empreendedorismo jovem em pauta

Promovido pela Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre, o Congresso de Empreededorismo Digital – Conedi 2020 – será realizado em formato on-line entre os dias 1 e 2 de dezembro.

A teutonense Cíntia Lindemann é uma das embaixadoras do evento que, voltado para as áreas de tecnologia, inovação, empreendedorismo, negócios e criatividade, abordará os principais tópicos do universo digital.
Grandes nomes do empreendedorismo nacional apresentarão palestras sobre Inovação Disruptiva, Fintech, Data Science, Big Data, Startups, Negócios Digitais, Design Thinking e outros. Mais informações estão disponíveis no site conedi.net.br ou nas redes sociais do evento.