Escolas municipais se preparam para o retorno das aulas presenciais

Retomada das aulas

Escolas municipais se preparam para o retorno das aulas presenciais

Em Lajeado, o cronograma prevê a retomada das instituições municipais na próxima quinta-feira, 1º de outubro.

Por

Escolas municipais se preparam para o retorno das aulas presenciais
Em um primeiro momento o atendimento não será em todos os dias da semana. Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após quase sete meses de aulas presenciais suspensas, as portas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) reabrem nesta quinta-feira, 1º de outubro.

Faltando poucos dias para o retorno presencial, escolas finalizam os últimos detalhes para receber os alunos de 4 e 5 anos, a próxima etapa a retomar. A estimativa é que cerca de 40% dos 1.663 alunos matriculados no município nesta faixa etária voltarão às escolas.

Para a volta às aulas, cada escola elaborou um Plano de Contingência para Monitoramento e Prevenção da Covid-19, todos já aprovados pelo Centro de Operação de Emergência Municipal (COE Municipal).

As atividades internas estão sendo organizadas conforme as especificidades das escolas, que precisam cumprir os requisitos dos seus planos de contingência e atender as necessidades impostas pela legislação, como o distanciamento mínimo entre os alunos e restrições de espaço da sala de aula, entre outras exigências do Governo do Estado.

Conforme a secretária da Educação (SED), Vera Plein, as equipes e as escolas estão preparadas para um retorno seguro. Foram adquiridos máscaras, termômetros digitais, totens de álcool gel e tapetes sanitizantes para as escolas. Além disso, desde a suspensão das aulas, a SED tem realizado momentos de formação para orientar os profissionais da educação nas áreas pedagógicas, de protocolos sanitários e de saúde emocional.

“Nossa ideia é retornar aos poucos, com cautela. Por isso, no momento, o atendimento será em menos dias da semana. Precisamos nos adaptar a este “novo normal” e ver como as comunidades escolares se adequarão aos protocolos. Assim, ajustes ao longo do tempo irão sendo feitos. Se for necessário, retrocederemos para garantir a segurança de todos profissionais, alunos e comunidades escolares”, explicou.

Para garantir ainda mais a segurança de todos, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está trabalhando na sanitização de todos os espaços das 48 instituições de ensino do município com produtos especiais de higienização. Já os profissionais de educação concursados estão sendo testados para covid-19. Ao todo, aproximadamente 1.300 profissionais realizarão o teste para detecção de anticorpos antes do reinício das atividades escolares.

Na EMEI Amiguinhos do Jardim, no bairro Jardim do Cedro, o clima é de ansiedade para rever os pequenos. Para receber os alunos de forma acolhedora, os espaços foram decorados e fixados murais de boas vindas.

“Estamos ansiosos para rever as crianças e tranquilos para este retorno. Aliás, nós nos preparamos para isso. Elaboramos um protocolo, reorganizamos os espaços da escola, adquirimos equipamentos de proteção, separamos materiais individuais e diversas outras ações. Esperamos que as famílias se sintam acolhidas e seguras aqui na escola”, disse a diretora Alessandra Cereza.

Acompanhe
nossas
redes sociais