Conheça os projetos vencedores do Acelera 1.0

Pro_Move Lajeado

Conheça os projetos vencedores do Acelera 1.0

Startups Syntalgae e EducaMente receberão R$ 10 mil para utilizar serviços do Tecnovates

Por

Conheça os projetos vencedores do Acelera 1.0

LAJEADO – O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Lajeado definiu os dois vencedores do Edital Pro_Move Lajeado Acelera 1.0. As startups Syntalgae e EducaMente receberão R$ 10 mil cada, valor que será utilizado em serviços oferecidos pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates.

Cerca de 90 pessoas demonstraram interesse no edital e 30 projetos foram apresentados na primeira etapa. Desses, dez foram selecionados para receber mentorias. Na última etapa, realizada no dia 16 de setembro, oito projetos apresentaram seus pitches.

Coordenadora Administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini afirma que todos os projetos apresentados tinham características próprias e inovadoras em diferentes áreas de atuação. “Mesmo que apenas dois projetos tenham sido contemplados com o recursos, todos têm potencial para seguir como negócios, atendendo não só o município de Lajeado, mas também o Estado e o País.”

Confira os vencedores:

EducaMente

Aplicativo de meditação, foi desenvolvido para ser usado por escolas. A ideia é possibilitar a prática diária, do mindfulness, sem a necessidade de formar professores para aplicar a modalidade. Criadora do projeto, Fernanda Tavares afirma que o tipo de meditação está voltada para a atenção plena.

“No caso das crianças, ajuda a desenvolver foco, atenção, resiliência, autoestima, empatia e compaixão”, afirma. Junto com o sócio Tiago Guerra, eles passaram peça mentoria do Pro_Move para estruturar a ideia em um projeto mensurável e possível. “Com esse prêmio, vamos tirar o EducaMente do papel e colocá-lo nas escolas, primeiro em Lajeado e depois em todo o Brasil.”

Syntalgae

Empresa de biotecnologia, a Syntalgae desenvolve pesquisa e inovação por meio de produtos e bioprocessos à base de microalgas. A startup desenvolve produtos voltados para melhorar a cadeia produtiva de alimentos e fornece biomoléculas para as indústrias de cosméticos e farmacêutica.

Idealizadora do projeto, a biomédica Anja Dullius afirma que a startup também é “verde, pois substitui produtos sintetizados à base de petróleo por alternativas naturais e renováveis.

A startup está pré-incubada na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), onde tem um laboratório com quatro salas estruturadas com equipamentos necessários para o isolamento e cultivo de microalgas, além de acesso aos equipamentos analíticos do Tecnovates e diversos parceiros nacionais e internacionais.

Acompanhe
nossas
redes sociais