Partidos e candidatos abrem campanha neste domingo

Agora é oficial

Partidos e candidatos abrem campanha neste domingo

Prazo para registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerrou sábado. PP e MDB comprovam força regional e lideram lista de postulantes a prefeitos e vices. Participação de mulheres na cabeça de chapas cresce, mas de forma ainda tímida

Por

Atualizado domingo,
27 de Setembro de 2020 às 09:16

Partidos e candidatos abrem campanha neste domingo
A partir deste domingo, serão 45 dias dias de campanha eleitoral até a realização do pleito, prevista para 15 de novembro
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de muita incerteza sobre a realização de eleições em 2020, por conta da pandemia da covid-19, está autorizado neste domingo, 27, o início da campanha eleitoral em todo o país. Será uma campanha diferente, onde se espera um engajamento muito maior na internet, mas o corpo a corpo nas ruas segue na estratégia das coligações, visando o pleito de 15 de novembro.

Nas eleições de 2016, o Vale teve 84 candidatos a prefeito espalhados por 38 municípios. Em 2020, serão oito a mais, caso não ocorram impugnações na Justiça Eleitoral. Segundo município mais populoso da região, Estrela ajudou a inflacionar a lista, já que terá sete postulantes ao Executivo, quatro a mais do que no pleito anterior.
Além de Estrela, Tabaí terá um número expressivo de candidatos a prefeito. São quatro chapas majoritárias registradas no município de 4,7 mil habitantes. Campeã de candidaturas ao executivo no pleito anterior, com cinco, Roca Sales terá duas a menos em 2020.
Assim como em 2016, um município da região terá chapa única. Em Mato Leitão, o atual prefeito Carlos Bohn (PSDB) tenta a reeleição concorrendo com o apoio do MDB e do PDT.
Ao todo, 16 partidos estarão envolvidos na campanha eleitoral no Vale do Taquari, integrando alguma coligação. Destes, apenas três não terão candidato a prefeito ou vice: PCdoB, Partido Verde e Podemos (antigo PTN).
Por conta das novas regras envolvendo as coligações proporcionais, siglas de menor expressão sumiram do pleito. O Brasil possuí 33 partido legalmente constituídos, conforme dados da Justiça Eleitoral.

MDB cresce, PT perde força
Chama a atenção o salto do MDB no total de candidatos a prefeito, passando de 12 para 21. Está atrás apenas do PP, que tem 22, duas a mais que 2016. Quem também ganhou força neste quesito foi o DEM, que tinha apenas um nome indicado para cabeça de chapa em 2016 e agora terá cinco.
O PL, que tinha dois nomes em 2016, quando ainda se chamava PR, também terá cinco. Três siglas que não tiveram candidatos no pleito passado “estreiam” em 2020: PSD, PSL e Republicanos (ex-PRB).
Por outro lado, quem mais perdeu força foi o PT, que foi de oito a apenas três candidatos a prefeito em toda a região. Dois partidos do campo trabalhista, PDT e PTB também reduziram sua participação nas cabeças de chapa.O PSDB terá um nome a menos em relação a 2016, enquanto PV e Cidadania (ex-PPS) estão fora do páreo.
Já entre os candidatos a vice, o MDB perdeu nomes em relação a 2016, mas mantém a liderança, com 20 candidatos, seguido pelo PP, com 18 postulantes. Na sequência, aparecem PDT, PT e PSDB.

Poucas mulheres nas majoritárias
A participação feminina nas eleições 2020 continuará sendo baixa no que se refere às disputas majoritárias. Serão
sete mulheres postulantes ao executivo, o que representa 7,60% do total das candidaturas à prefeito no Vale.
Proporcionalmente, houve crescimento em relação a 2016, ainda que tímido. No pleito passado, cinco dos 84 candidatos à
prefeito eram do sexo feminino, ou seja, 5,92%. Já o número de vices caiu. Em 2016, 15 dos 84 nomes eram de mulheres
(17,85%). Neste ano, apenas dez são do sexo feminino (10,86%).

INTERNET: O QUE PODE

É permitido o envio de propaganda eleitoral via e-mail e aplicativo de mensagens instantâneas. Porém, os endereços devem ser cadastrados gratuitamente com o consentimento do titular. Também é obrigatório disponibilizar mecanismo que permita o descadastramento pelo destinatário;

Em blogs e redes sociais, também é permitida a propaganda eleitoral também é permitida, com conteúdo gerado ou editado por candidatos, partidos, coligações ou eleitores;

impulsionamento de conteúdos nas redes sociais está autorizado, desde que identificados e contratados somente pelas páginas de candidatos, partidos e coligações;

A realização de lives nas redes sociais está permitida, desde que não tenha a participação de artistas.

INTERNET: O QUE NÃO PODE

Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga que não seja o impulsionamento é proibido;

Proibida manifestação que ofenda a honra ou imagem de candidatos, partidos ou coligação, inclusive impulsionamentos;

Proibida a realização de postagens e impulsionamentos no dia da eleição, o que configura boca de urna;

Proibido o disparo em massa de mensagens instantâneas sem autorização do destinatário;

Proibida a contratação direta ou indireta de um grupo de pessoas com finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidatos, partidos ou coligação;

Proibida a divulgação de fatos falsos (fake news), bem como a veiculação de conteúdos de cunho eleitoral por usuários falsos ou anônimos.

Acompanhe
nossas
redes sociais