Como a rede estadual se prepara para a volta às aulas

Retorno do ensino

Como a rede estadual se prepara para a volta às aulas

Tema foi abordado no Painel Pense deste sábado com a presença da coordenadora da CRE e especialista em saúde

Por

Como a rede estadual se prepara para a volta às aulas
Painel foi realizado no sábado durante a programação da Rádio A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A rede estadual de ensino prepara o retorno das escolas para 13 de outubro com os alunos do ensino médio. Até o fim de novembro, todos os estudantes do ensino fundamental também devem retornar às salas de aula.

Como será essa volta foi tema abordado no Painel Pense, programa que foi ao ar na Rádio A Hora 102,9 nesse sábado. O debate teve participação da coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Benini e da especialista em saúde da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jéssica Heimann.

A rede de ensino dos 31 municípios que fazem parte da 3ª CRE compreende 86 escolas, 19 mil alunos e cerca de 1,5 mil estudantes. Por ter a maior parte dos estudantes, Cássia destacou que as instituições estaduais acabaram sendo as últimas a voltar.

Conforme Cássia, as escolas estão recebendo verbas para a compra de equipamentos e proteção individual (EPI) e precisam encaminhar para análise planos de contingência individuais. Até o momento, das 86 escolas, cerca de 50 finalizaram os documentos que ainda precisam ser aprovados.

Jéssica esclarece que os planos de contingência contemplam mais de 80 itens como ações para organização das salas, distanciamento de dois metros em espaços comuns e escalonamento para chegada das turmas. “Cada escola se adapta de acordo com as suas peculiaridades. Além dos mais de 80 itens, podem adotar outros cuidados”, esclarece.

As representantes das coordenadorias destacam ainda a necessidade dessas regras serem fiscalizadas constantemente após o retorno das aulas. Informam ainda que os pais não são obrigados a autorizarem a volta dos filhos. Nesses casos, os estudantes seguem com o ensino remoto.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais