Pandemia não vai piorar, prevê estudo de professor da UFRGS

Vírus controlado?

Pandemia não vai piorar, prevê estudo de professor da UFRGS

Estudo de Álvaro Krüger Ramos indica que auge da pandemia no RS passou, entretanto e desaceleração do vírus deverá ser lenta

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Setembro de 2020 às 09:22

Pandemia não vai piorar, prevê estudo de professor da UFRGS
HBB já se prepara para receber possíveis pacientes infectados com o Coronavírus
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Agosto e setembro foram meses de estabilização do coronavírus no Rio Grande do Sul. Agora, a tendência é de uma queda lenta no número de casos até a chegada de uma vacina. Essa é a previsão dos estudos realizados pelo doutor em matemática e professor da UFRGS, Álvaro Krüger Ramos.

Para o professor, essa tendência é positiva pois aponta para a suficiência de atendimento nos hospitais gaúcho. “(Pandemia) não vai piorar e isso é uma vitória, pois conseguimos passar sem um colapso no sistema de saúde”, comemora.

Álvaro Krüger

O ponto ruim é a desaceleração lenta, ressalta Ramos. Até o fim de outubro, o doutor prevê que o estado deverá ter mais de 2 mil casos registrados por dia. Conforme Ramos, apenas a vacina será capaz de fazer o número de infectados pela covid-19 diminuir de forma drástica.

O professor alerta que ainda é necessário manter os cuidados de distanciamento e uso de máscaras. Cita o exemplo negativo de países europeus, onde se abriu setores como o de eventos e turismo, o que gerou uma segunda onda da pandemia.

Ramos também avalia como correto o cancelamento ou adiamento de eventos no início de 2021 e analisou de forma positiva o sistema de Distanciamento Controlado do governo do RS, embora perceba falhas no decorrer de sua operação.

Ouça entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais