Os benefícios da Kombucha

Gastrô

Os benefícios da Kombucha

Conheça a bebida que conquista os brasileiros e é perfeita para refrescar a primavera-verão

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Setembro de 2020 às 14:56

Os benefícios da Kombucha
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Bebida que começa a conquistar os brasileiros e o mercado nacional, a kombucha é uma ótima alternativa para os dias quentes. Levemente gaseificada e a base de chás, ela contém traços probióticos, antioxidantes, vitaminas e pode ser inserida em dietas e na rotina de praticantes de atividade física.

Também conhecida como “o elixir da vida”, a kombucha é naturalmente fermentada e derivada do chá preto ou chá verde, acompanhado de açúcar, starter tea e scoby (núcleo de bactérias e leveduras). O sabor único e a versatilidade da bebida possibilitam que ela seja consumida pura, diretamente da garrafa, ou como ingrediente de drinks mais elaborados.

Na região, a VDKB Kombucha traz a novidade para os Vales e é a dica do Espaço Gastrô deste final de semana, com uma receita do Mojito de Abacaxi com Kombucha. O drink é preparado por Gui Rial.

 

Quais os benefícios da Kombucha?

De acordo com a sócia-proprietária da VDKB Kombucha, Aline Filippini, a bebida auxilia no metabolismo, atua como termogênico, promove a oxidação de gorduras e maior gasto energético. Além disso, possui ação antioxidante e age diretamente no sistema digestivo para a boa formação da microbiota intestinal. “Isso ajuda na manutenção das defesas do corpo e na absorção de nutrientes”, explica Aline

Por ser uma bebida não alcoólica, a VDKB Kombucha pode ser consumida por diferentes públicos. Mas Aline recomenda que gestantes e crianças consultem os médicos antes de aderir a dieta. “É importante observar que a VDKB não é alcoólica, mas há marcas que podem apresentar certo nível alcoólico”, salienta.

Além de promover a ação desintoxicante, outro benefício do consumo frequente da Kombucha (combinado a demais hábitos saudáveis) é o estímulo da leptina, o hormônio da saciedade. Ou seja, ela é uma ótima aliada para quem busca o emagrecimento com saúde.

Segundo Aline, uma característica importante da VDKB Kombucha é a presença da L-teanina, aminoácido existente no chá preto. Essa substância ganha destaque, pois tem efeitos positivos no relaxamento da mente e do corpo, no desempenho cognitivo, no status emocional e age no aumento de produção de serotonina.

“Estudos comprovam que as emoções estão diretamente relacionadas ao que acontece no intestino, já que cerca de 90% da nossa serotonina está no trato intestinal”, comenta Aline. “A serotonina é um dos principais neurotransmissores e entre as principais funções está a de regular o apetite mediante a saciedade, e responsável pelas sensações de felicidade e bem estar, com as emoções e com os estados depressivos”.

 

Confira o drink preparado por Gui Rial

(Assista ao vídeo com o modo de fazer no final da página)

 

O que é a VDKB Kombucha e quem faz parte da empresa?

A VDKB Kombucha atua desde 2017, em Porto Alegre, sob o comando de Aline e Murilo Filippini. Em fevereiro de 2020 a empresa instalou a fábrica em Santa Clara do Sul e ampliou a produção de Kombuchas. Hoje, comercializam garrafas de 330 e 355ml, em diversos sabores.

As Kombuchas da VDKB estão disponíveis em:

  • Lajeado: Padaria Tudesca, Gourmellas, Pizzaria Chef Leon, Vovó Faz Bolo.
  • Santa Clara do Sul: Mercado do Borracha e Atelier Sabores.
  • Arroio do Meio: Padaria Tudesca e Biovitá Natural.
  • Vera Cruz: Espaço Natuvida.
  • Taquari: Grano Grãos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais