Cerca de 300 mesários ainda não retiraram carta de convocação

Eleições 2020

Cerca de 300 mesários ainda não retiraram carta de convocação

Cartório Eleitoral quer finalizar processo até o fim do mês. Pessoas com comorbidades serão substituídas por voluntários

Por

Cerca de 300 mesários ainda não retiraram carta de convocação
Na região da 29ª Zona Eleitoral, cerca de 1,2 mil mesários atuarão nas eleições. Foto: Arquivo A Hora
Lajeado

Iniciada há cerca de um mês, a convocação de mesários para atuarem nas eleições municipais de 2020 ainda não foi finalizada pelo Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral. No município sede, Lajeado, cerca de 300 eleitores não foram até o local para retirar a carta de convocação.

Segundo a chefe da 29ª Zona Eleitoral, Maria Betânia Rohde, é necessário que estas pessoas compareçam o quanto antes ao cartório para retirarem a convocação. Principalmente se há, entre elas, mesários com comorbidades, que deverão ser substituídos por conta da pandemia da covid-19.

“Os mesários são essenciais para colaboração da Justiça Eleitoral e para o processo democrático do país. Temos esta demanda em Lajeado ainda. E não temos como saber se estas pessoas que ainda não compareceram possuem comorbidades. Eles teriam que apresentar um atestado médico informando isso ao juiz eleitoral para que possamos substituí-lo”, comenta.

A ideia é de finalizar o processo ainda este mês, já que presidentes de mesa e primeiros mesários devem realizar um treinamento online para as eleições. Nos demais municípios abrangidos pela 29ª Zona Eleitoral – Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério – o processo foi concluído.

Voluntários

Cerca de 1,2 mil mesários foram convocados pela 29ª Zona Eleitoral para atuar nas eleições de 2020 nos oito municípios de sua área de atuação. Dentro deste grupo, há também quem se voluntariou para trabalhar no pleito.

Segundo Maria Betânia, ainda são bem vindos novos voluntários. “É fácil. Basta nos ligar, mandar e-mail para o cartório ou acessar o site da Justiça Eleitoral”, convida.

Registro das candidaturas

Está se esgotando o prazo para partidos registrarem seus candidatos a prefeito, vice e vereadores que disputarão o pleito de novembro. O encaminhamento da documentação pode ser feito até este sábado, 26, de maneira online.

Maria Betânia ressalta que o cartório terá atendimento em formato de plantão para auxiliar partidos que tenham eventuais problemas no momento do envio da documentação. “Já recebemos um número bem expressivo. Espero que todos consigam enviar de maneira online, pois facilita para nós e também para eles”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais