Após seis meses, Feira do Peixe Vivo retorna

Lajeado

Após seis meses, Feira do Peixe Vivo retorna

Suspensa desde março, atividade está autorizada a ocorrer de forma mensal a partir desta sexta-feira

Por

Após seis meses, Feira do Peixe Vivo retorna
Atividade será organizada pela Associação de Piscicultores de Sério. Comercialização ocorre das 9h às 18h; Foto: Divulgação
Lajeado

Mais de 400 quilos de peixes devem estar à venda hoje junto à Feira do Produtor Rural, ao lado do Parque Professor Theobaldo Dick. A atividade é organizada pela Associação de Piscicultores de Sério, em parceria com a administração municipal e Emater/RS-Ascar.

Em função da pandemia, a Feira do Peixe Vivo não era realizada desde março. Com o plano de contingência elaborado e aprovado pela Vigilância Sanitária, a feira volta a ocorrer mensalmente. Além da edição de hoje, já estão agendadas as edições de 9 de outubro e outra em novembro.

Conforme a engenheira agrônoma e extencionista da Emater, Andreia Binz Tonin, serão comercializadas variedades de carpa capim por R$ 12 o quilo e húngaras por R$ 10 o quilo. Por decisão conjunta dos produtores, os preços não sofreram alteração. “Pelo evento ser consolidado e estar retomando as atividades, decidimos manter o preço praticado na última edição”, destaca.

Segundo Andréia, muitos produtores elevaram o custo de produção com o aumento da rações por conta da alta dos grãos como o milho e soja.

Cuidados redobrados

Para a retomada das feiras, Andréia reforça que uma série de cuidados serão tomados para evitar a propagação do vírus. Toda a área de feira será isolada e só será permitida a entrada de duas pessoas por vez.

O uso de máscaras será obrigatório e a organização do evento estará disponibilizando álcool gel na entrada do espaço, principalmente na área de pesagem e pagamento dos produtos.

De acordo com Andréia, o principal objetivo é estimular a população do município a consumir o peixe com mais frequência tendo em vista a importância do alimento saudável e nutritivo. “A feira também possibilita a venda direta do produtor para o consumidor final”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais