Entidades chamam investidores para planejar o futuro do porto

Estrela

Entidades chamam investidores para planejar o futuro do porto

Reunião está programada para 2 de outubro e marca primeira passo para criação de projeto de viabilidade à estrutura de Estrela

Por

Entidades chamam investidores para planejar o futuro do porto
Desde agosto, porto está sob gestão do município de Estrela. Foto: Arquivo A Hora
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Transformar o Porto de Estrela em um terminal multimodal unindo rodovia, ferrovia, hidrovia e aerovia é o plano da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

As tratativas para isso iniciam no dia 2 de outubro, quando a entidade realiza a primeira reunião com possíveis investidores para a criação de um projeto de viabilidade à estrutura instalada na orla do Rio Taquari.

O evento ocorre às 8h, no Estrela Palace Hotel, e também conta com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis).

Cerca de 30 pessoas deverão participar. Na lista estão empresários do ramo logístico do Vale do Taquari, setor moveleiro da Serra Gaúcha e cooperativas do agronegócio. A reunião será mediada pelo presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura, Paulo Menzel e deverá contar com a presença do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann.

Conforme o presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, esse encontro inicial servirá para alinhar o que a iniciativa privada analisa ser viável para a operação a pleno dos quatro modais no porto estrelense. “Esse projeto envolverá muito dinheiro e licenças complexas, então se não for bem planejado, nós não vamos prosperar”, adverte Rosa.
O governo de Estrela assinou, em agosto, o termo de cessão do porto, após quase oito anos de processo de municipalização. Com isso, os prédios e a área de 40 hectares passaram ao município.

Atualmente, os modais de transporte existentes no porto seguem parados. Os trilhos entre Estrela e Colinas estão danificados. Já o transporte por embarcações acabou em meados de 2016 quando a única empresa que realizava o serviço desistiu da operação entre Estrela e Rio Grande.

Terminal multimodal

A CIC-VT já se articula para melhorar os modais da região e transformar o porto em um terminal multimodal. Conselheiro da entidade, Oremo Ardemio Heineck citou, em entrevista à Rádio A Hora, mobilizações para instalar uma pista com 1,8 mil metros para pousos e decolagens.

Na questão da ferrovia, Heineck citou tratativas com o senador Luis Carlos Heinze para incluir melhorias na malha ferroviária entre Estrela e Colinas na futura concessão da Rumo Logística.

Para a hidrovia, é necessário investimento na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, aponta Heineck. Já para as rodoviais estaduais do Vale, a busca é por concessões à iniciativa privada para melhorar as estradas de ligação a outras regiões como a Serra Gaúcha.

Heineck destaca que a concretização de um terminal multimodal beneficiaria o Vale do Taquari e todo o RS com um possível ganho na economia estadual. Entretanto, afirma que será necessário investimentos da iniciativa privada para montar e implantar o projeto.

Acompanhe
nossas
redes sociais