Animais de rinha seguem com proprietário

Maus Tratos

Animais de rinha seguem com proprietário

Termo circunstanciado foi relacionado a 16 pessoas. Dono do rinhadeiro responderá pelo crime de maus tratos mas continua com os animais no local

Por

Animais de rinha seguem com proprietário
Polícia encerrou rinha com mais de 60 pessoas no interior de Santa Clara do Sul. Foto: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Brigada Militar fechou por volta das 20h do último sábado,19, um centro de rinha de galos no interior de Santa Clara do Sul. O local funcionava na localidade de Sampainho em direção a Alto Arroio Alegre. A ação teve o apoio do 1º Batalhão Ambiental, de Estrela.

O evento promovia a briga entre os animais e reunia apostadores que ignoravam decretos de distanciamento social na pandemia. A atividade é considerada ilegal.

De acordo com a BM, foram identificadas 64 pessoas de diversos municípios. Cerca de 50 galos eram usados na rinha, a maioria apresentava ferimentos decorrentes das brigas. Os animais continuam sob a posse do proprietário. “Por não termos uma instituição específica que acolhe estes animais, os galos continuam sob a posse do proprietário”, afirma o Batalhão Ambiental.

O galpão possui um armário de madeira dividido em 58 nichos, onde os animais continuam acondicionados. Além das aves, os policiais encontraram vários itens utilizados na rinha, como biqueiras de metal, esporas de plástico e medicamentos de uso veterinário.

A BM também relacionou um termo circunstanciado a 16 pessoas por maus tratos a animais. Um deles para o proprietário do rinhadeiro que, a partir de agora será acompanhado pela vigilância, inspetoria veterinária do município, Patram e também responderá pelo crime de maus tratos aos animais previsto pela lei nº 9.605/98, Art. 32.

Outro termo foi lavrado em função do descumprimento da medida sanitária, em função da aglomeração do local. Como havia grande aglomeração, a ocorrência caracterizou o delito de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal.

Apreensão de materiais

No termo de apreensão também foram incluídos materiais como um cronômetro, seringas, linha, agulhas e tesouras cirúrgicas, retovo e 39 transportadores individuais de galos.

A ação contou com 15 brigadianos, uma guarnição do 1º Batalhão Ambiental, de Estrela, uma guarnição da Força Tática de Lajeado, uma guarnição da 3ª Cia do 22º BPM de Arroio do Meio, uma dupla de agentes da inteligência e a Reprass (Rede de Proteção Ambiental e Animais).

Acompanhe
nossas
redes sociais