O “flagrante” em Mariela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O “flagrante” em Mariela

Por

Vale do Taquari

A vereadora Mariela Portz (PSDB) oscila bons e maus momentos na Câmara de Lajeado. Durante os três anos e oito meses de legislatura, a tucana não passou despercebida. Na sessão de terça-feira, uma situação pra lá de embaraçosa. A foto mostrando o anúncio de um maiô na tela do seu notebook, durante a sessão plenária, pegou mal diante de uma sociedade já impaciente e desgostosa com a classe política. Em poucos minutos, a imagem foi compartilhada por milhares de pessoas. Tal como ocorreu com outros agentes públicos.

O uso de computadores, tablets e celulares nos plenários legislativos é algo já naturalizado Brasil e mundo afora. E com todo este arsenal à disposição dos parlamentares, não faltam exemplos de gafes ou “flagrantes” – e que por vezes permeiam o limite da privacidade. O próprio presidente Jair Bolsonaro passou por um fato semelhante, quando ainda era deputado federal, em fevereiro de 2017. Durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara, um fotógrafo registrou a imagem de uma conversa ríspida de Bolsonaro com o filho, no WhatsApp.

Outros agentes políticos passaram por situações mais constrangedoras. Também durante votação da mesa diretora da Câmara, em 2019, o deputado Alexandre Frota (PSL) foi flagrado brincando de colocar roupa de presidiário em uma foto do ex-presidente Lula no celular. Anos antes, em 2015, o deputado federal João Rodrigues (PSD) foi flagrado com um vídeo pornô no celular. Questionado, saiu-se bem. Disse que recebeu os vídeos entre centenas de mensagens, e que no momento do flagrante ele estava apagando os conteúdos indesejáveis.

Mariela estava verificando modelo de um maiô. E foi flagrada por um dos poucos espectadores presentes no plenário naquele momento. Aliás, e diferentemente dos casos de repercussão nacional que foram rememorados neste artigo, a imagem da vereadora tucana não tem autor. Ou melhor, o autor é anônimo. Mas isso ainda é um mero detalhe. Fato é que a imagem, mesmo não representando qualquer delito ou erro grave, alimentou o descrédito da sociedade para com a política. E isso é ruim. Que sirva de lição!


Confiança!

O Brasil possui um dos piores índices de confiabilidade do mundo. E a confiança é um elemento fundamental para a manutenção de resultados de bem-estar e desenvolvimento econômico. Na Suécia, por exemplo, mais de 60% da população afirma que as pessoas são confiáveis. No Brasil, o índice é de 6%. E com pouca perspectiva de reajuste. Diante desse quadro preocupante, é preciso reforçar aos novos e velhos candidatos: maneirem as promessas!


Cultura em Estrela

A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou a criação do Sistema Municipal de Cultura, decorrente do acordo de cooperação federativa firmada entre União, por intermédio do Ministério da Cultura, e a administração municipal. O objetivo é “formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais”.


Volta às aulas!

Em Encantado, e diferentemente da maioria das cidades do Vale do Taquari, a Câmara de Vereadores parece mais disposta a ser protagonista neste enredo sobre a volta às aulas. Na sessão plenária desta semana, por exemplo, foram diversos pedidos de informações referentes ao assunto. Entre esses, os parlamentares questionam sobre a capacidade de atendimento do transporte público e a previsão de testes nos professores.

Os parlamentares cobram explicações sobre a distribuição dos alunos nas salas de aula e a organização dos espaços de uso comum. Também querem informações sobre a higienização das escolas, EPIs para funcionários, e como serão tratados os casos suspeitos ou confirmados. Por lá, a Secretaria Municipal de Educação ainda se esquiva de uma data para o retorno. Aliás, a secretária Greicy Weschenfelder foi convocada ao plenário.


PT, MDB e PSB

O diretório lajeadense do PT confirmou o que estava previsto. A sigla que disputou a prefeitura nos últimos pleitos não terá candidatos na majoritária em 2020, e tampouco deve buscar coligação. Ao menos de forma oficial, digamos assim. Isso porque a orientação repassada aos correligionários é para que apoiem a candidatura de Márcia Scherer (MDB). Muitos, porém, podem migrar ao PSB. Ou seja, a esquerda lajeadense está em uma verdadeira sinuca de bico.

Acompanhe
nossas
redes sociais