Estrela cria sistema de cultura para acessar lei Aldir Blanc

socorro a classe artística

Estrela cria sistema de cultura para acessar lei Aldir Blanc

Nos próximos dias, município lança editais para profissionais de diversos setores culturais. Cerca de 100 devem ser contemplados

Por

Atualizado quarta-feira,
16 de Setembro de 2020 às 06:21

Estrela cria sistema de cultura para acessar lei Aldir Blanc
Projeto que cria sistema municipal foi aprovado pelos vereadores nessa segunda. Foto: Divulgação
Estrela

O município deve receber os recursos da lei federal criada para garantir recursos emergenciais para o setor da cultura, conhecida como lei Aldir Blanc, até o dia 26 deste mês, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel.

A câmara de vereadores aprovou nessa segunda-feira o projeto do governo que cria o sistema municipal de cultura. A criação do sistema é um dos pré-requisitos para habilitar o município a receber o recurso. Nos próximos dias, serão lançados os editais para os interessados.

“A partir de agora, começamos a divulgar os editais. Cada edital vai prever um segmento diferente, como bandas, músicos individuais, artista circense, estúdio de fotografia. Serão beneficiados vários profissionais”, afirma a secretária.

R$ 257 mil para o setor

O município foi contemplado com R$ 257 mil. A expectativa é de que sejam beneficiados cerca de 100 inscritos. Serão priorizados os artistas que já estão incluídos no cadastro municipal de cultura.
Os resultados dos editais devem sair até o início de outubro. O benefício é voltado a trabalhadores do setor sem emprego formal, espaços culturais e pequenas e médias empresas.

Discussão da cultura

Carine destaca que o sistema é um norteador das atividades da secretaria de cultura, que disciplina as atividades voltadas ao setor no município e determina a implantação de sistemas de discussão da cultura, como um conselho municipal.

“É uma forma de trazermos mais para dentro as pessoas da comunidade para discutir as políticas públicas que sejam de vontade da população”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais