Sem peritos, INSS reabre agências de Lajeado e Encantado

greve da perícia

Sem peritos, INSS reabre agências de Lajeado e Encantado

Ontem, todas as 72 perícias agendadas foram canceladas. Unidades de Estrela, Teutônia e Taquari permanecem fechadas.

Por

Sem peritos, INSS reabre agências de Lajeado e Encantado
Ontem, perícias haviam voltado a ser suspensas. Decisão mantém agências abertas. Foto: Matheus Chaparini
Vale do Taquari

Nessa segunda-feira, 14, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabriu diversas agências pelo país. As unidades estavam fechadas desde março, em função das medidas de distanciamento social.

No entanto, em boa parte das unidades, a reabertura não contou com os peritos. Foi o caso de Lajeado, onde 72 perícias que haviam sido agendadas previamente pelo telefone ou aplicativo tiveram de ser canceladas.
Sem saber do cancelamento, algumas pessoas chegaram a ir até a agência, localizada na avenida Benjamin Constant, principalmente no turno da manhã.

No Vale do Taquari, foram reabertas duas das cinco agências do INSS: Lajeado e Encantado.
As unidade de Estrela, Teutônia e Taquari permanecem fechadas em função da falta de pessoal, com o afastamento de servidores que pertencem a grupo de risco.

Lajeado concentra todas as perícias de moradores da região. Com o cancelamento dos atendimentos, a orientação é reagendar pelo telefone 135, aplicativo ou site gov.br/meuinss.

No entanto, não há perspectiva de quando as perícias serão retomadas. De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), a categoria recusou o retorno após apenas 12 agências com serviço de perícia estarem com proteção adequada contra a covid-19.

Outros serviços voltaram

A unidade de Lajeado funciona das 8h às 14h com expediente administrativo e atendimento de alguns serviços como cumprimento de exigência, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa. Estes serviços devem ser agendados previamente.

Atestado médico é alternativa

Os trabalhadores que precisam comprovar problemas de saúde para acessar o auxílio doença podem encaminhar atestado médico ao INSS pelo site ou aplicativo. Com isso, ficam habilitados a acessar o benefício no valor de um salário mínimo. Esta foi a saída encontrada para evitar interrupção durante o período da pandemia.

No início de setembro, a Previdência Social autorizou o pagamento da diferença de valor de quem solicitou o benefício até o dia 2 de julho.

Perícia não é vinculada ao INSS

Desde junho de 2019, os médicos peritos não estão vinculados ao INSS. Com a criação da carreira de Perito Médico Federal, eles passaram a ser vinculados ao Ministério da Economia e não mais diretamente ao instituto.

Acompanhe
nossas
redes sociais