Mais charme e conforto para o inverno

Arquideias

Mais charme e conforto para o inverno

Novos modelos de lareiras conquistam o mercado e transformam os lares em espaços aconchegantes e atraentes

Por

Mais charme e conforto para o inverno
Single Modern Gold Colored Chair in Empty Room with Dark Gray Walls and Smooth Wooden Floor, in Warm Lighting
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As lareiras evoluíram nos últimos anos. Elas se tornaram peças de decoração e aquecimento das casas, e aliaram eficiência térmica com o mínimo de combustível empregado. Há vários modelos e estilos, com potenciais de aquecimento diferentes, por isso, é importante saber escolher o equipamento ideal para a sua casa, a fim de garantir todo o charme e conforto que o inverno pede

Uma lareira construída em alvenaria diversa, com tijolos refratários internos, aquece no máximo10%, se comparado a queima de lenha x tamanho do ambiente. Uma lareira metálica, com combustão normal, utilizando os mesmos tijolos refratários, pode aquecer por radiação térmica, em torno de 40 a 50%.

Uma lareira de alto rendimento, em liga de ferro fundido especial, com dupla combustão, tem uma eficiência térmica de 70 a 80%, ou seja, aquece muito mais, com pouco consumo de lenha.

Tais modelos são produzidos na Europa em larga escala e atualmente representadas aqui no Brasil pela Metalserv, que importa, produz peças e agrega acabamentos metálicos, com design e funcionalidade aos mais diversos ambientes. São produzidas conforme normatização técnica, aferidas em laboratório e certificadas conforme norma 13229 e 13240 En da C.E.

Para todos os ambientes

As lareiras podem ocupar os mais diversos ambientes, seja uma sala de estar ou jantar, espaços gourmet, quartos e até mesmo em ambientes externos. Utilizam lenha, na qual aconselhamos que sempre que seja seca ( próximo de 10% de umidade), do tipo reflorestável, como Ácacia- negra ou Eucalipto, de preferência sempre sem casca.

Na europa tais modelos possuem como opção de combustível o gás encanado, o que se torna muito caro atualmente no país.

Os modelos que utilizam pellets, um tipo de serragem de madeira prensada em pequenos flocos, necessitam de apoio elétrico (ventilador interno), junto da câmara principal, para que o fogo ocorra, porém, sem o “dança do fogo” e a visão da brasa na lenha, uma vez que a chama é homogênea e uniforme, muito concentrada somente num facho.

Outra opção de boa escolha hoje, são os modelos de fogões de sala, ou calefatores, que também utilizam lenha como combustível e podem aquecem ambientes grandes, variando em sua potência térmica, conforme modelo e projeto. Fabricados com aços nobres, de alta dureza, produzem de 300 a 350 graus em seu corpo interno, junto a câmara do fogo, sendo que transferem calor por radiação e convecção térmica para o espaço, não misturando fumaça ao ambiente e conferindo uma bela visão do fogo, pela porta em vitrocerâmica.

Outra opção são os modelos de fogões de sala, ou calefatores, que também utilizam lenha como combustível e podem aquecem ambientes grandes, de acordo com  potência térmica que varia conforme o modelo e projeto. Fabricados com aços nobres, de alta dureza, produzem de 300 a 350 °C em seu corpo interno e transferem calor por radiação e convecção térmica, sem misturar fumaça ao ambiente. E conferindo porta de vidro.

Mesmo uma lareira de alto rendimento ou um fogão de sala necessitam um profissional habilitado para uma instalação adequada. A tubulação de chaminé deve ser específica, única e desenvolvida para tal modelo. Detalhes no percurso da tubulação de chaminé fazem toda diferença.

Uma lareira de alto rendimento, com bom funcionamento, garante aconchego e conforto térmico, traz segurança em dias frios, retira a umidade, é considerada saudável por não secar o ar, e, sobretudo, não deixa cheiro de fumaça, como acontece com lareiras de alvenaria.

Além de agregar aquele charme, unir a família próxima ao fogo, para uma boa conversa, ouvindo uma música prazerosa, saboreando um vinho ou cerveja de inverno, o calor de uma lareira ou fogão de sala de alto rendimento permanece no ambiente, tornando agradável e climatizado.

Acompanhe
nossas
redes sociais