O lacre e o lucro

opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

O lacre e o lucro

Por

O episódio envolvendo a propaganda de dia dos pais da Natura evidencia o espírito do tempo em que vivemos. Ao dar espaço para um pai transexual – o famoso Thammy Gretchen –, a empresa de perfumes e cosméticos se viu diante de uma campanha que visava o boicote, mas que teve efeito contrário.

Comandada por obscurantistas como Silas Malafaia e Eduardo Bolsonaro, a campanha pelo boicote mobilizou a militância reacionária – formada, via de regra, por homens que jamais usaram algum produto da marca. Uma minoria ruidosa, mas totalmente entorpecida pela sensação de poder provocada pelo efeito das redes sociais. A ideia não poderia ter dado mais errado.

Após o “boicote”, as ações da Natura subiram 6,7%, alcançando a maior alta da Bovespa na semana de lançamento das campanhas de Dia dos Pais. A empresa lucrou milhões, mostrando que a máxima “quem lacra não lucra”, utilizada exaustivamente pelos grupos conservadores, não passa de falácia.

Não é por acaso que milhares de marcas mundiais estão engajadas em causas dos movimentos negro, feminista, ecológico e LGBTQIA+, entre outros. A jogada da Natura foi muito bem calculada e a tentativa de boicote acelerou o resultado esperado. Nada mais didático.

Para os gestores, a principal lição que fica é não acreditar na falsa histeria alardeada por grupos ideológicos organizados que tentam pautar a atuação das empresas. É o mesmo mecanismo utilizado na máquina de propagação de Fake News que tenta estabelecer uma narrativa falsa em relação a qualquer tema progressista. Quem entra nessa onda joga para perder.

Boa Leitura!

Tecnologia regional para sanitização com ozônio

Por meio de uma parceria com a empresa Alvap, a Medical San lançou uma linha de geradores de ozônio para sanitização de ambientes. O aparelho aumenta a imunidade de ambientes, eliminando vírus, bactérias e fungos do ar, tornando os espaços físicos mais seguros e saudáveis.

A Lojas Prata é uma das primeiras empresas a testar os equipamentos em suas unidades. Diretor da rede varejista, Rômulo Xavier Vier afirma que os aparelhos ficarão ligados nas lojas durante a madrugada, deixando o ambiente mais limpo e sanitizado para o atendimento durante o dia.

Segundo ele, a escolha pela solução da Medical San ocorre por ser uma empresa já conceituada no ramo da estética e da saúde e por ser da região. Além disso, ressalta que o ozônio é um elemento com eficácia comprovada cientificamente para a sanitização do ar.

Marcante e Atual

“A compra local é uma tendência que veio para ficar, seja para apoiar a economia da comunidade no qual as pessoas e empresas estão inseridas ou para reduzir custos com deslocamento” – Fernando Röhsig – Consultor em Gestão Empresarial, durante Live do Negócios em Pauta de maio de 2020.

Florestal lança nova linha de chocolates

Uma das empresas de doces mais tradicionais do RS, a Florestal Alimentos lança nova linha de chocolates fabricados em Gramado. São cinco novas versões com a marca Florestal, disponíveis em tabletes de 20g e de 90g. Os tabletes estão disponíveis nos sabores Ao Leite, Branco, Meio Amargo, ao Leite com Flocos e Ao Leite com Amendoim, além de uma versão com tema de unicórnios, que consiste em uma barra de chocolate branco com granulados coloridos.