“Tentamos fazer com que as crianças se sintam felizes”

Entrevista da semana

“Tentamos fazer com que as crianças se sintam felizes”

Professor de educação física, Dirceu Vieira Cardoso realiza trabalhos na Adefil e na Alaf

Por

“Tentamos fazer com que as crianças se sintam felizes”
Foto: Arquivo Pessoal
Lajeado

Como iniciou esse projeto na Adefil?

Dirceu Vieira Cardoso – Eu trabalho há muitos anos na Alaf. Sempre trabalhei com projetos sociais. Sempre acompanhei o trabalho da Adefil e cheguei na entidade através do professor Bella, que me indicou. Comecei o trabalho ano passado com eles.

Quais são os trabalhos que você desenvolve com elas?

Cardoso – Eu faço todas as modalidades esportivas com as crianças, tudo adaptado. Por exemplo o basquete, adapto todas as estruturas para eles poder praticar o esporte. Faço trabalhos artesanais como bocha e disco, nós mesmos fizemos os objetos. É tudo planejado. Planejo bem as atividades, pois não é um numero de exatos de alunos todas aulas, tem vez que tem menos, tem vez que tem mais. A gente sempre tenta trazer qualquer brincadeira ou esporte para que todos possam participar. A gente tenta incluir todos na brincadeira, não excluímos ninguém. Uma vez, uma mãe me questionou como eu conseguia fazer com que todas as crianças participassem, pois sempre que chega na sexta-feira, e o filho dela quer ir para Adefil. A gente tenta fazer com que as crianças se sintam mais feliz possível e que elas se sintam a vontade de vir para as aulas.

Nesse período de pandemia como estão sendo os trabalhos?

Cardoso – Com as atividades presenciais paradas. Geralmente faço um vídeo dos brinquedos, das atividades que faço em casa e coloco no grupo. Geralmente peço para eles fazer e registrar com fotos e vídeos. Aí eles fazem. Tem vários vídeos na página do facebook da Adefil que as próprias crianças fizeram e mandaram para gente.

Como trabalhar o psicológico da criança nesse momento tão difícil como a gente vem passando?

Cardoso – Eu normalmente faço vídeos chamadas com eles. Brinco, converso, conto piadas e interajo. Tento ser positivo e digo que logo a gente está de volta. De vez em quando a gente faz visitas para os alunos. Alguns a gente distribuiu brinquedos. Chegamos a fazer até uma mini gincana virtual. Assim a gente vai trabalhando com ele.

Além do trabalho na Adefil você também tem uma participação muito boa nos projetos sociais da Alaf. Qual a importância desses trabalhos na formação da criança como cidadã?

Cardoso – Faz dez anos que trabalho com isso. Muitos pais me perguntam se meu filho vai ser jogador, eu tento falar para eles para trabalhar a disciplina das crianças. A gente tem que trabalhar sempre a cabeça das crianças. Se eles tiverem uma cabeça boa, vão ser o profissional que quiserem.

Acompanhe
nossas
redes sociais