Vereador pede qualificação técnica para coordenação da Defesa Civil

Após enchente histórica

Vereador pede qualificação técnica para coordenação da Defesa Civil

Projeto de Carlos Ranzi está em tramitação na câmara e cobra “formação acadêmica” ou “experiência comprovada” na área

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Agosto de 2020 às 16:49

Vereador pede qualificação técnica para coordenação da Defesa Civil
Lajeado

O projeto de lei que altera requisitos básicos para contratação do coordenador da Defesa Civil foi tema do programa Frente e Verso na manhã de hoje. Em entrevista, o proponente Carlos Ranzi (MDB) defendeu a necessidade de qualificação técnica para escolha do profissional.

Proposta chega à câmara após a enchente histórica que alcançou os 27,39 metros no Porto de Estrela. Para Ranzi, “neste momento de crise são necessários os melhores resultados”. “Não deveria precisar nem lei para contratar pessoas com qualificação”, defende.

Conforme a proposta, o cargo do coordenador da Defesa Civil deverá, obrigatoriamente, ser ocupado por pessoa com formação acadêmica para o exercício ou experiência comprovada.

Ressalvas ao Plano Diretor

Ranzi criticou pontos do Plano Diretor, aprovado nessa semana. Para ele, mudanças viárias também deveriam estar inclusas na proposta por interferirem na utilização do solo no município. Entretanto o governo optou em fazer projetos separados.

O vereador também acredita na falta de informação para a população sobre o Plano Diretor. Ele questionou a metodologia utilizada nas mais de 30 audiências públicas com a comunidade e afirmou que o governo não retornou aos bairros para apresentar como ficou o planejamento da ocupação do solo de Lajeado.

Transporte escolar

Outra proposta de Ranzi abordada na entrevista foi a liberação de veículos utilizados no transporte escolar para o transporte público. O vereador destaca que a ideia surgiu após flagrantes de aglomeração nos ônibus e reuniões com proprietários de vans solicitando alternativas para trabalhar.

“É juntar a fome com a vontade de comer. Essas pessoas não querem esmola. Eles querem trabalhar”, defende. Conforme Ranzi, a proposta pede linhas alternativas com vans em horários onde são registrados aglomerações.

Redução de CCs

O número de cargos em comissão (CCs) na câmara não será alterado neste ano, acredita Ranzi. Com a reprovação da proposta encaminhada por Mariela Portz e Ildo Salvi (ambos do PSDB), Ranzi informa que proposta semelhante não pode ser apresentada novamente neste ano.

O vereador ainda defendeu a qualificação dos próprios assessores e afirma “cobrar muito trabalho” dos profissionais.

Ouça a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais