Novas paradas de ônibus começam a ser usadas em Lajeado

Transporte Coletivo

Novas paradas de ônibus começam a ser usadas em Lajeado

Os antigos pontos devem ser retirados na próxima semana. Prefeitura prevê mais 134 paradas em agosto

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Agosto de 2020 às 18:36

Novas paradas de ônibus começam a ser usadas em Lajeado

A Prefeitura de Lajeado vem investindo constantemente na mobilidade urbana do município com o objetivo de garantir o conforto e acessibilidade dos serviços de transporte público na cidade. Nesta semana, as novas super paradas de ônibus tiveram a instalação finalizada e começaram a serem utilizadas como abrigos para a espera do transporte público.

São duas super paradas localizadas em vias movimentadas da cidade. Instalada junto ao Parque dos Dick, na Rua João Abott, está a parada de contêiner com 30 metros quadrados de cobertura. E, nas proximidades da agência do banco Banrisul, na Avenida Benjamin Constant, está instalada a parada envidraçada com 34,8 metros quadrados de cobertura.

Para a moradora do bairro Campestre, Renilda de Miranda, a parada envidraçada é um espaço muito confortável e seguro.

Moradora do bairro Campestre, Renilda de MIranda. Foto: Divulgação/ Maiara Rovêa

“Para mim, que trabalho há mais de dez anos no Centro e preciso usar todos os dias o transporte público, essa nova parada facilita muito. Além de mais espaçosa ela tem uma cobertura que protege a gente da chuva e do sol”, contou Renilda.

Segundo o Coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Isidoro Fornari Neto, as paradas antigas que não são mais utilizadas devem ser retiradas do local já na próxima semana.

Já o início da instalação das 134 paradas de ônibus, que contemplarão todos os bairros do município, ocorrerá ainda em agosto. O projeto está vinculado ao programa Avançar Cidades do Governo Federal, que mediante financiamento somada à contrapartida municipal, viabilizará a compra e instalação das novas paradas. Os abrigos contarão com uma área coberta de 6,4 metros quadrados, medindo 1,6 metros de largura por 4 metros de comprimento.

Confira as recentes mudanças na mobilidade urbana de Lajeado:

– Em 22/06, a Expresso Azul começou a operar o transporte público. Essa é a primeira vez na história do município que uma empresa de transporte público foi contratada por meio de uma licitação.

– Desde 25/06, os representantes da Expresso Azul e da Prefeitura se reúnem semanalmente para definir melhorias no serviço do transporte urbano.

– Em 06/07, o transporte público começou a operar com horários ampliados, com uma nova linha que liga a UPA ao bairro Centro.

– Em 03/08, foram estabelecidas novas regras para o uso do transporte coletivo por pessoas com deficiência.

– Em 04/08 o novo Plano Diretor de Lajeado foi aprovado na Câmara de Vereadores.

– Um Plano de Mobilidade Urbana está em discussão no município, e a empresa vencedora da licitação e responsável pelo projeto está finalizando o relatório que será apresentado à comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais