Governo de Lajeado e EGR estudam via lateral na ERS-453

Demanda da Comunidade

Governo de Lajeado e EGR estudam via lateral na ERS-453

Proposta é criar estradas paralelas à rodovia estadual em um trecho de aproximadamente dois quilômetros entre o entroncamento com a ERS-130 e limite do município

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Governo de Lajeado e EGR estudam via lateral na ERS-453
A comerciante Sueli é uma das moradoras do Floresta que aguarda faz anos investimentos na segurança às margens da 453. Foto: Fábio Kuhn
Estado

A construção de vias laterais nos dois sentidos da ERS-453 pode melhorar a circulação de veículos em, pelo menos, três bairros de Lajeado e ainda garantir mais segurança aos moradores do Floresta.

Ainda em fase de estudos, a proposta foi discutida ontem em reunião do governo de Lajeado e diretor administrativo e financeiro da EGR, André Arnt.

Conforme o coordenador de Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari, a ideia é construir estradas secundárias nos dois sentidos da rodovia. O trecho de aproximadamente dois quilômetros ficará entre o entroncamento da 453 com a ERS-130 (acesso ao Estádio Alviazul) até a divisa com Cruzeiro do Sul.

A proposta do governo de Lajeado para a EGR foi a divisão das responsabilidades. A administração municipal construiria as estradas, enquanto a estatal se responsabilizaria pela instalação de dois trevos – um na área residencial do bairro Floresta e outro nas proximidades da empresa Refricomp.

Em entrevista à rádio A Hora momentos antes da reunião, André Arnt mostrou interesse da EGR em auxiliar no projeto. “O secretário dos Transportes Juvir Costela, o presidente da EGR, Urbano Schmitt e o governador Eduardo Leite têm um carinho pela região e querem as coisas funcionando por aqui”, afirmou.

O projeto ainda está em fase de orçamentos e os custos são indefinidos, destaca Fornari. Entretanto, há interesse de iniciar parte dos trabalhos ainda em 2020 com recursos próprio.

Comunidades aguardam

As vias laterais evitarão que veículos precisem acessar a rodovia, caso o deslocamento seja entre bairros de Lajeado. Até o congestionamento no trevo da BRF, na ERS-130, pode ser amenizado, avalia Fornari.

“Os motoristas que usavam esse trevo podem entrar antes e seguir pelas vias laterais até o acesso aos bairros”, exemplifica. Além de moradias, Fornari cita a existência de várias empresas no trecho beneficiado.

Moradora do Floresta, a comerciante Sueli Feldmann, 52, percebe a insegurança para acessar a rodovia. “Os motoristas costumam andar muito rádio e tem horários de pico, entre às 17h e 18h, que é muito difícil conseguir atravessar por causa da quantidade de carros que passa”, se queixa.

Em quatro anos no bairro, ela relata ter presenciado três acidentes graves. Outra preocupação de Sueli é com a dificuldade dos pedestres atravessarem a rodovia para se deslocar de um lado ao outro do bairro. O problema seria amenizado com a construção do trevo no local.

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