“Muitas pessoas ainda pensam que nós, veganos, comemos apenas salada”

abre aspas

“Muitas pessoas ainda pensam que nós, veganos, comemos apenas salada”

Estudante de nutrição na Ufrgs, a lajeadense Júlia Maia Bortoli, 21, escolheu levar a vida de forma consciente e afetiva. Vegana desde 2018, ela dá dicas sobre veganismo e alimentação no perfil do Instagram @queijuvegan

Por

“Muitas pessoas ainda pensam que nós, veganos, comemos apenas salada”
Vale do Taquari

• Como o veganismo entrou em sua vida?

O veganismo entrou na minha vida totalmente por influência do meu namorado. Eu admirava muito, mas ainda tinha certa resistência para tentar. Até que em janeiro de 2018, fizemos uma viagem pelo Uruguai entre amigos e todos levavam uma vida saudável, sustentável e inclinados ao veganismo. Então, me propus a passar toda a viagem sem consumir nada de origem animal e deu super certo. Sou vegana desde então.

• Como você define o veganismo?

Veganismo para mim é um estilo de vida que leva à exclusão da exploração animal e ambiental. Dessa forma, temos uma alimentação 100% vegetal e também não consumimos produtos testados em animais, nem roupas de couro ou peles de animais.

• Como surgiu a ideia da página no Instagram?

Criei o @queijuvegan em março de 2019 com intuito de compartilhar receitas e conteúdo para levar o veganismo a mais pessoas. Percebi que muitos amigos e conhecidos tinham dúvidas e curiosidades sobre esse estilo de alimentação, então vi aí uma oportunidade de dividir minhas experiências.

• O veganismo influenciou a tua escolha pela nutrição?

Toda minha jornada dentro do vegetarianismo, e depois do veganismo, me ajudou a escolher a nutrição. Nesse período, comecei a me interessar mais pelos alimentos e seus impactos na nossa saúde.

• Qual o prato perfeito para ti?

Arroz com feijão! Essa combinação é perfeita. Além de ser nutricionalmente adequada, é acessível, saborosa e tem grande carga afetiva. O prato brasileiro mais popular remete sempre à casa dos pais ou dos avós e é o meu favorito.

• Qual o erro mais comum quando se fala em veganismo?

Muitas pessoas ainda pensam que nós, veganos, comemos apenas salada. A verdade é que temos uma alimentação muito rica, colorida e que, principalmente, nos satisfaz física e emocionalmente. Outro mito é que não ingerimos proteína suficiente. Já sabemos que no reino vegetal encontramos ótimas fontes protéicas, além de ser abundante em vitaminas e minerais.

• Qual a sua dica para quem quer ter uma alimentação consciente e afetiva?

Sempre dar preferência aos alimentos in natura, em especial à produção local e de agricultura familiar. Evitar industrializados e sempre ler os ingredientes nos rótulos para saber exatamente o que você está consumindo. Por fim, sugiro me acompanhar no Instagram para se inspirar.

Acompanhe
nossas
redes sociais