Secretário de Lajeado acredita no retorno à bandeira laranja

Distanciamento Controlado

Secretário de Lajeado acredita no retorno à bandeira laranja

Conforme Cláudio Klein, casos positivados da covid-19 alcançaram o platô e não impactaram na capacidade de atendimento hospitalar

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Agosto de 2020 às 10:19

Secretário de Lajeado acredita no retorno à bandeira laranja
Klein participou do programa Frente e Verso na manhã de hoje
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em entrevista na manhã de hoje ao programa Frente e Verso, o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein mostrou confiança na reversão da bandeira vermelha ao Vale do Taquari para o período de 4 a 10 de agosto.

Conforme Klein, o Hospital Bruno Born (HBB) está com sete pacientes na UTI. Desses, um ou dois são de Lajeado. Ele cita que o número de casos ativos da covid-19 atingiu o platô em cerca de 80 a 90 pessoas e essa quantidade não interferiu no atendimento hospitalar. “Não há aglomeração de pacientes na casa de saúde”, afirma.

No sábado, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) encaminhou um ofício ao Comitê de Dados do Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul na tentativa de reverter à classificação preliminar de bandeira vermelha.

Na avaliação da Amvat, o Vale do Taquari está sendo prejudicado por mudanças de regras que tiram peso da capacidade hospitalar. Além, disso, argumenta em ofício que a região disponibilizou, com agilidade, maior capacidade hospitalar eficiente e enfrentou com sucesso surtos em frigoríficos, ILPIs e Presídio Regional.

Bandeira vermelha positiva

Tirando o fechamento do comércio, Klein afirmou que a bandeira vermelha “não seria tão ruim” para diminuir o relaxamento no distanciamento social. Ele lamentou o movimento constante de pessoas em espaços públicos no fim de semana. “Alguém de fora puxar a orelha não é tão ruim. Ainda não estamos em uma vida normal”, afirmou.

Ele percebe o cansaço das pessoas em permanecer em casa. Orientou para a possibilidade de encontros, desde que seja em número reduzido de pessoas e respeitando protocolos de higienização e cuidados.

Uso de máscara e cloroquina

Klein também elogiou os lajeadenses pelo respeito ao uso de máscara. Lembrando matéria do A Hora, destacou que podem haver menos adesão nos bairros, mas de forma geral na área urbana, a maioria está com o equipamento de proteção.

Ele enfatiza ainda que nos Estados Unidos e continente europeu é perceptível o desinteresse das pessoas em utilizarem as máscaras.

O secretário também comemorou a adoção do protocolo de medicamentos de Lajeado por outras regiões do estado. O kit contra a covid-19 conta com a cloroquina.

Para Klein, a cloroquina acabou se tornando “uma medicação de altíssimo risco” em função de notícias contrárias, entretanto ressalta que o remédio já é usado faz mais de cinco décadas até sem a necessidade de receita médica.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais