Arquideias

Arquitetura para atrair clientes

Detalhes do projeto e identidade visual ajudam a fidelizar publico-alvo

Por

Arquitetura para atrair clientes

A arquitetura também tem como propósito produzir sensações, como conforto e bem-estar, por isso, é uma grande aliada dos restaurantes na composição de um ambiente que seja atrativo para o seu público-alvo.

Este segmento sempre encantou a arquiteta Tassia Alberton. Para ela, o projeto é parte essencial da identidade do lugar e a experiência de apreciar bons momentos e diferentes sabores pode ser intensificada quando a arquitetura do espaço é pensada de forma especial.

A definição do público-alvo é o norte de qualquer projeto de restaurante, explica. O próximo passo é construir a identidade visual e escolher os elementos que vão definir o estilo do ambiente.

Em um projeto de restaurante desenvolvido pela arquiteta, o destaque foi o posicionamento estratégico do buffet e da churrasqueira, uma vez que as opções de carnes são o foco do estabelecimento.

A sala escolhida já apresentava uma materialidade interessante para o projeto, com a laje aparente e a textura do concreto. A luz natural também é um ponto forte do lugar. A partir disto, e em trabalho integrado com a agência de publicidade que desenvolveu a identidade visual, foi definido que o ambiente seria clean, acolhedor, muito funcional e dinâmico, já que o foco principal são os almoços, destaca.

A combinação da pedra natural com o concreto aparente, aliada aos tons de madeira natural nas mesas e cadeiras, deixou o ambiente harmônico. “A ideia é despertar o desejo do cliente antes mesmo que ele adentre o espaço, o que já na fachada fica evidente com a aplicação da identidade visual”.

A iluminação é outro fator determinante para criar cenas e ambientar o espaço, em especial quando há possibilidade de utilização para diferentes públicos ou turnos. No projeto, a luz foca em destacar os detalhes e as luminárias suspensas garantem uma iluminação geral e aconchegante.

galeria