“Precisamos adequar as edificações antigas, respeitando sua história”

abre aspas

“Precisamos adequar as edificações antigas, respeitando sua história”

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Univates, Juliana Denardi, 33, é uma apaixonada pela história de Ilópolis, sua terra natal. Por isso, seu TCC foi um resgate da história de uma das edificações mais conhecidas do município, que desperta lembranças do passado em muitas pessoas

Por

“Precisamos adequar as edificações antigas, respeitando sua história”
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

• Como surgiu a ideia de fazer um trabalho de restauração do antigo hotel de Ilópolis?

A região de Ilópolis transformou-se num polo turístico devido à sua arquitetura típica da época da colonização italiana, o que fez com que a cidade viesse a fazer parte de rotas turísticas e culturais, como o Caminho dos Moinhos, que valorizou estas edificações históricas que se encontravam em total abandono. Então, a escolha do tema do meu TCC parte disso, da valorização da história, pela importância que aquela edificação tem para mim e para todos os moradores e também os ilopolitanos que não residem mais na cidade, mas que têm boas recordações do lugar.

• Qual é a história deste prédio?

Essa edificação é parte da história da cidade, foi a primeira sede da Prefeitura, hotel, rodoviária, abrigou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentre outros. Muitas pessoas passaram por ali e tem uma história para contar sobre a experiência que viveu no local. Quando souberam do meu TCC, muitas pessoas vieram me parabenizar pela iniciativa e me contaram suas lembranças sobre o lugar.

• Caso o projeto venha a se concretizar, qual seria o sentimento de ver o complexo em funcionamento?

O projeto foi feito com base em um programa de necessidades, poderia sofrer alterações, mas é tranquilamente executável, não só pela preservação do patrimônio, mas pela sua adequação. Precisamos adequar essas edificações antigas às necessidades atuais, sempre respeitando suas características e sua história, para que elas não caiam em desuso, como tem acontecido. Se executado, seria pra mim um misto de orgulho e sentimento dever cumprido, em saber que fiz minha parte para que uma parcela da história da cidade não fosse perdida!

• Seu trabalho se soma a uma série de TCCs sobre prédios históricos da região. Como você avalia estes movimentos de alunos que buscam dar vida a estes imóveis?

Quem ama arquitetura, sabe da importância dessas edificações. Ver tantos TCCs feitos com base em edificações históricas é sinal de que estamos fazendo a coisa certa, exercendo a função que realmente gostamos. E isso é mérito da Univates, uma universidade local, que conhece a realidade da região, se interessa por ela e isso é passado para os alunos.

• Ainda falta um maior cuidado e interesse do poder público em preservar seu patrimônio histórico?

Talvez seja falta de conhecimento por parte do poder público, por não saber o valor que uma edificação dessas possui. Faltam políticas públicas voltadas à essa questão, como a criação de fundos de cultura e preservação em cada um dos municípios na nossa região. Ilópolis e a região alta do Vale do Taquari se destacam nessa questão de preservação graças ao trabalho da Associação Amigos dos Moinhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais