Minha função acabou. O que faço agora?

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

Minha função acabou. O que faço agora?

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Muita gente acha que a pandemia acelerou e antecipou mudanças nas organizações em pelo menos 10 anos. Exagero ou não, fato é que o hábito e o comportamento das pessoas forçaram novas estratégias às marcas e aos profissionais.

Sistemas tradicionais e engessados perderam relevância e competitividade para modelos mais versáteis, ágeis e econômicos. De repente, o processo consolidado cai e, em seu lugar, adota-se formatos mais dinâmicos, para atender a um mundo cada vez mais colaborativo, integrado e desapegado.

Unimed-VTRP inaugurou seu novo hub de inovação, denominado de Vibee. O espaço eclético, moderno e inspirador tem capacidade para 60 profissionais. Incentivar jovens empreendedores é a proposta da cooperativa que se prepara para um novo ciclo de transformação conectada com o ecossistema regional, diante das oportunidades globais

O fenômeno ocorre faz algum tempo, mas foi durante a covid-19 que acelerou e saltou aos olhos e bolso do consumidor e das empresas. Muita gente ficou pelo caminho, outros tentam sobreviver, esperando a volta do “normal”. Alguns aproveitam o momento para se preparar.

Uma coisa é certa: sobreviverá quem melhor se adaptar. Enxugar custos, potencializar equipes e, principalmente, estabelecer um novo mindset na cultura da organização serão vitais. Significa estabelecer um novo padrão de pensamento, o qual definirá o sucesso ou não dos negócios daqui para frente.

Na Unimed-VTRP, este caminho já foi percorrido, criando um cenário favorável para maturar a cultura de inovação. O Vibee – um hub de inovação na área da saúde -, lançado nesta semana consolida o avanço. O presidente Aldo Pricladnitzki resumiu o novo mindset: “invertemos a lógica do ‘ver para crer’, e adotamos o ‘crer para ver’”.

A superintendente executiva, Rosilene Knebel, lembrou o processo exaustivo de adaptação e quebra de paradigmas. Em 2017, a cooperativa de saúde queria avançar, mas não estava pronta. “Criamos então o Simplifica Unimed. Diminuímos controles, enxugamos custos e trocamos equipes. Mantivemos o essencial e o relevante. Economizamos R$ 10 milhões (quase 20%)”.

Tamanha mudança na cultura de uma cooperativa tradicional teve de ser construída de dentro para fora. Quando veio a pandemia, vários processos até então apenas ensaiados, foram colocados à prova, em prática. “A telemedicina foi uma delas. Em poucos dias estava operando”, lembra Knebel.

Hoje, a Unimed-VTRP está mais leve, menos burocrática e sem tantos controles. “Assumimos alguns riscos, mas dentro do conceito antifrágil”, explicou. “Nos permitimos errar, corrigimos rápido”.

O Vibee é uma aposta para fortalecer o ecossistema regional, onde a saúde e as pessoas estão no centro. A Unimed acredita que o espaço será essencial para estimular e fomentar inovações em serviços e produtos nos negócios da saúde. Além disso, se integra a um dos pilares do Pro_Move Lajeado, alicerçado por três áreas principais: saúde, alimentos e TI.

Acompanhe
nossas
redes sociais