Um debate antigo!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um debate antigo!

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A inércia custa caro. A falta de ações preventivas para tragédias pra lá de anunciadas causam um prejuízo anual imensurável aos cofres do contribuinte. E em determinadas ocorrências, o custo dessa inércia é a vida. O tema é bastante espinhoso para certos blocos políticos. Mas é necessário entendê-lo cada vez melhor. E cabe à imprensa a tarefa de seguir instigando o bom debate e cobrando ações de quem é muito bem pago para tal. Doa a quem doer.

Não é momento para campanha em meio aos flagelados. Nem para opositores e tampouco contra situacionistas. Mas o contribuinte, diretamente afetado ou não pelas cheias do rio Taquari, quer saber de soluções rápidas e efetivas contra o recorrente acúmulo de prejuízos. Famílias inteiras perderam todos os seus bens diante da falta de informações precisas sobre o avançar das águas. E a imprensa tem a missão de levar essas cobranças até o gestor, e, reforço, instigar este importante debate. Aliás, o Grupo A Hora tem feito isso ao longo dos anos.

Em setembro de 2012, por exemplo, o A Hora publicou matéria seguida de debate. Na pauta, as recentes enchentes em Lajeado, Estrela e Encantado. O professor Edelbert Jasper alertava. “Está na hora da região ter um modelo confiável de monitoramento.” Já o então Coordenador Regional da Defesa Civil, Vinícius Renner, reforçava a importância de medidas efetivas para retirar famílias de áreas alagáveis. Ah, e como era um período eleitoral, a reportagem ouviu os nove candidatos às respectivas prefeituras.

Em Lajeado, Luís Fernando Schmidt defendeu “processos aprimorados, articulados com a Defesa Civil, tanto de prevenção como no atendimento aos cidadãos atingidos pelas cheias”. Juliano Baioco questionou a ocupação de áreas alagáveis e sugeriu a construção de casas populares para realocar famílias e também a construção de cisternas e maiores cuidados com a drenagem das ruas. Já Marcelo Caumo apresentou a proposta de construção de um dique entre o bairro Carneiros e o Morro 25.

Na cidade vizinha, Rafael Mallmann sugeriu um Conselho Municipal de Defesa Civil e grupos de voluntários nos bairros. O atual prefeito de Estrela também previa 240 casas populares para realocar as famílias em risco, e a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico do Rio Taquari e seus afluentes, e “capaz de oferecer informações com no mínimo 12 horas de antecedência”. Ainda em Estrela, Eduardo Wagner também sugeriu casas populares. E Gilmar Neitzke reforçou a necessidade de impedir obras em áreas alagáveis.

Por fim, o debate em Encantado. Agostinho Orsolin também defendeu a construção de um dique junto ao rio Taquari. Denise Pretto sugeriu a construção de uma via expressa elevada, que funcionaria como uma via de escape e também como uma barreira de contenção. E Paulo Costi, que venceria aquele pleito, finalizou. “Acredito que não há fórmula diferente do que já é feito: retirar as famílias das áreas de risco e investir em habitação.”

Muitas dessas ideias nunca saíram do papel. Outras tantas foram levadas adiante. E outras mais ficaram pela metade. Desde então, muitos mudaram de opinião. Outros nem tanto. E o contribuinte, diante de todo esse embaraço, segue à mercê das indecisões, inatividades e indolências do setor público.


Nasceu uma lenda!

Às vésperas do Dia Mundial do Rock, o nosso querido amigo Mussum – ou Muçum, ou Tio Mussa – resolveu descansar. Agora, Jorge Eloi definitivamente virou uma lenda e merecidamente ficará na história de Lajeado. Foram inúmeras festas regadas com o bom rock and roll na vida desse artista do som. Ele viveu e morreu jovem. E assim será lembrado. É assim que ele gostaria de ser lembrado, tenho certeza. Descanse em paz, meu amigo!

 


Turismo regional

Ontem, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, reuniu-se por videoconferência com representantes da Amturvales. Na pauta, o Trem dos Vales e a recuperação dos Centros e Atendimento ao Turista (CATs).


Enchente e Gabinete

Nesta quarta-feira, às 9h, um grupo de empresários se reúne com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Na pauta, os prejuízos e as ações – tomadas ou não – diante da histórica enchente que assolou toda a região. Haverá cobrança contra o chefe da Defesa Civil.


Enchente e moradias

Em Estrela, alas da oposição questionam as ações do Executivo no combate aos prejuízos causados pelas cheias. Segundo agentes políticos, boa parte das casas deixadas pelos moradores do condomínio popular Nova Morada foram reocupadas em áreas alagáveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais