Reconhecimento facial inteligente: mais segurança em sistemas de CFTV

Conteúdo Patrocinado

Reconhecimento facial inteligente: mais segurança em sistemas de CFTV

Apresentado por

A linha de câmeras inteligentes para circuito fechados (CFTV) disponibilizada pela Olicenter agrega funcionalidades que ampliam a segurança de empresas e instituições. A instalação dos equipamentos fabricados pela empresa catarinense Intelbras faz parte dos serviços oferecidos a partir da fusão entre a Olicenter e a F1, empresa especializada em sistemas de CFTV.

A Inteligência Artifical embarcada nos produtos desempenha um papel-chave ao integrar-se a sistemas de segurança e vigilância baseados em vídeo, aumentando sua eficácia e alcance. O sistema de CFTV que conta com IA integrada analisa o ambiente e utiliza a capacidade de aprendizado para compreender sua rotina.

Também reconhece situações atípicas e alerta imediatamente os responsáveis, que, desincumbidos das tarefas agora executadas pelo sistema, podem dedicar-se à rápida solução do problema. Com foco no que é essencial, o operador toma decisões mais precisas, e o risco de falha humana diminui consideravelmente.

Uma das tecnologias integradas no sistema é a de reconhecimento facial. Sua utilidade é bastante variada, indo desde a autenticação do acesso a ambientes restritos com base na leitura do rosto de pessoas autorizadas até a identificação de criminosos e infratores, cujas ações são captadas por câmeras de monitoramento.

A tecnologia de reconhecimento facial pode ser utilizada em diferentes setores da economia. No caso do varejo, pode ser aplicada tanto para identificar a entrada de clientes VIP  na lojas quanto para evitar furtos e roubos.

Projeções apontam que o mercado de Biometria Facial deve valer mais de R$ 7 bilhões em 2020. Seja no combate à violência, na restrição de acesso a ambientes e dados ou em qualquer outra aplicação possível, o uso dessa tecnologia cada vez mais refinada e eficaz se expande dia após dia.

Combate ao Covid-19

A linha de equipamentos inteligentes também ajuda nas ações de combate à pandemia de Covid-19. O sistema verifica a temperatura das pessoas que aparecem nas imagens, dispara um alarme e reconhece o rosto de quem estiver com febre.

Ainda é capaz de distinguir uma pessoa de um animal ou objeto quente, podendo ser usada também na medição de temperatura de equipamentos, controle de incêndio e invasões. A inteligência artificial do sistema também verifica se a pessoa está ou não de máscara.

Capaz de medir a temperatura e reconhecer até 15 pessoas simultaneamente, a ferramenta agiliza o controle de acesso em locais de grande circulação, evitando filas e aglomerações.