Lajeado já recolheu quase 300 cargas de entulho

efeito da cheia

Lajeado já recolheu quase 300 cargas de entulho

Após dois episódios seguidos de enchente no município, equipes do Departamento de Serviços Urbanos, da Prefeitura de Lajeado, estão percorrendo os bairros atingidos pela cheias para atuar na retirada de resíduos

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Julho de 2020 às 18:08

Lajeado já recolheu quase 300 cargas de entulho
Lajeado
Na tarde desta terça-feira, dia 14, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo recebimento, já contabilizava 290 cargas de caminhões de lixo desde o início do trabalho de limpeza. Equipes do Departamento de Serviços Urbanos estão mobilizadas no recolhimento de entulhos e resíduos nos pontos mais afetados pela enchente.
“As equipes estão atuando sem parar para deixar as ruas e calçadas da nossa cidade novamente limpas e para que a rotina da comunidade volte à normalidade o quanto antes”, contou o titular da Sema, Luis André Benoitt.
A coordenadora de Serviços Urbanos, Anelise Bohn, explica que a retirada dos entulhos está sendo feita primeiramente em ruas onde há maior tráfego, como, por exemplo, na Avenida Beira Rio e nas ruas Bento Gonçalves, João Abott e Borges de Medeiros. Na sequência, o trabalho segue nas ruas de menor fluxo de veículos.
O trabalho é realizado com o auxílio de retroescavadeiras adaptadas com garras para o recolhimento. O transporte é feito com caminhões caçamba, que levam os entulhos até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no bairro Conventos. No aterro, os materiais passam por uma triagem.
Os principais entulhos recolhidos e aterrados são móveis, colchões, sofás e roupas.
Maioria dos desalojados já deixou o Parque do Imigrante
Dezenas de famílias já retornaram para suas casas nesta terça-feira. Permanecerão abrigadas no Parque do Imigrante na noite de terça 113 pessoas, e alguma destas retornarão às casas na quarta-feira, dia 15.
A partir desta quarta-feira, as equipes da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) começam a fazer a transição do atendimento das pessoas desalojadas para a sede da Sthas, que fica na Avenida Benjamin Constant, 428. As pessoas atingidas pela enchente que necessitarem apoio poderão buscar ajuda no Parque do Imigrante e também na secretaria. A partir de quinta-feira, o atendimento ficará centralizado na Sthas.
Nesta quarta-feira,  a Sthas começa também a avaliação das casas afetadas pela cheia que necessitam reparos ou mesmo reconstrução.
Na tarde de hoje, a secretaria contabilizava o cadastro de 4 famílias que precisavam de apoio para consertar ou reconstruir a casa. Com o cadastro em mãos, serão definidas as ações a serem executadas em cada caso.
Assistência social do município – Pessoas vulneráveis que necessitarem algum tipo de auxílio com roupas ou produtos, ou para cadastro de reparos em residências:
 
– Quarta-feira, 15/07: atendimento na Sthas (Avenida Benjamin Constant, 428, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45) e no Parque do Imigrante
– A partir de quinta-feira, 16/07: apenas na Sthas
– Telefone: 3982-1092

Acompanhe
nossas
redes sociais