Defesa Civil nacional cria sistema para ajudar municípios do Vale

impactos da cheia

Defesa Civil nacional cria sistema para ajudar municípios do Vale

Cidades afetadas pelas enchentes do rio Taquari devem ter emergências reconhecidas para receber verbas da União. Canal de contato direto funciona 24h para auxiliar na elaboração de decretos

Por

Defesa Civil nacional cria sistema para ajudar municípios do Vale
Vale do Taquari

Desde a noite desta terça-feira, dia 14, os municípios afetados pela enchente do Taquari devem pedir socorro ao governo federal em documentos oficiais encaminhados a Defesa Civil nacional. Com isso, as prefeituras terão acesso a recursos para amenizar os prejuízos das cheias.

Esse foi o principal encaminhamento de reunião coordenada, na tarde de hoje, pelo deputado Giovani Cherini (PL) entre prefeitos, deputados da bancada gaúcha federal e representantes da Defesa Civil nacional e estadual.

A Defesa Civil abriu duas salas de bate-papo online, que funcionam 24 horas, a partir da noite dessa terça para auxiliar os pedidos de socorro. Com a escassez de recursos nas esferas municipal, estadual e nacional, é importante que os requerimentos sejam certeiros para correr menos risco dos trâmites burocráticos desacelerar o encaminhamento da verba.

“Vamos trabalhar o mais rápido possível. Para que os projetos tenham chance de ser aceitos”, destacou o prefeito, Adroaldo Conzatti, de Encantado. No município mais de 700 famílias ficaram fora de suas residências.

Estruturas públicas também foram atingidas, como a EMEI Navegantes devastada pelas águas. O município não sabe se vale a pena reformar a escola ou construir uma nova. Independente de qual for o encaminhamento, estará dentro do plano de ação de Encantado encaminhado ao governo federal.

“O ressarcimento é difícil que os municípios obtenham, mas pelo menos uma ajuda parcial é importatne”, destaca Conzatti.

O pedido de Lajeado é principalmente relativo a ajuda humanitária. Porém, a possibilidade de deslizamento de terra na rua Bento Rosa e avenida Beira-Rio. As vias são acessos a Cruzeiro do Sul, e do centro a Univates.

Liberação do FGTS a atingidos

Durante a reunião, a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores afetados pelas cheias foi confirmada pelo deputado Alceu Moreira, MDB.

No entanto, a medida será realizada apenas quando as emergências forem aceitas pela Defesa Civil. Os gerentes da Caixa Econômica Federal do Vale do Taquari já foram notificados. O banco estatal e o Ministério da Economia informarão os próximos encaminhamentos nos próximos dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais