Parque do Imigrante ainda aloja 270 pessoas

impacto da cheia

Parque do Imigrante ainda aloja 270 pessoas

Famílias que tiveram as casas danificadas não retornarão imediatamente

Por

Parque do Imigrante ainda aloja 270 pessoas
Lajeado

Desde semana passada, quando o Rio Taquari registrou a maior cheia em 64 anos, o Parque do Imigrante transformou-se em lar temporário para dezenas de famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente em Lajeado. Nesta segunda-feira, 13, as primeiras famílias estão retornando para suas residências. Conforme o último levantamento feito pela Prefeitura de Lajeado e Defesa Civil, permanecem no abrigo 270 pessoas.

Segundo o coordenador da Defesa CivilHeitor Hoppe, nem todas as famílias voltarão de forma imediata, apesar de serem disponibilizados veículos e auxílio para o retorno às famílias. Isso porque algumas pessoas tiveram suas casas danificadas, sendo necessárias reformas para que possam retornar de forma segura.

Além das famílias abrigadas no Parque do Imigrante, estima-se que outras 300 famílias ficaram desalojadas e deslocaram-se para casa de parentes ou amigos. A estimativa da Defesa Civil é que cheia histórica atingiu de forma direta ou indiretamente, 40 mil pessoas em Lajeado.

Cuidados com a limpeza das residências

A Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa), alerta as famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes em relação aos cuidados necessários no momento da limpeza para evitar riscos à saúde.

“É preciso que as pessoas tomem muito cuidado ao limpar suas residências. Isso porque o contato com água ou lama de enchente pode causar diversas doenças, como por exemplo, leptospirose, diarreias, hepatite A e tétano acidental. Além disso, podem inclusive ocorrer acidentes com animais peçonhentos, entre outros”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius.

Para realizar a limpeza da residência, recomenda-se o uso de botas e luvas para evitar o contato da pele com a água, que pode estar contaminada.

Devidamente trajada, a pensionista Maria Leonice Lopes, 60 anos, trabalhava nesta manhã na limpeza de duas casas ao lado de suas duas filhas, Tatiane e Maria José, no Centro.

“Toda enchente também traz esse outro problema, as doenças. Agora, com o coronavírus, é ainda pior. É importante tomarmos todos os cuidados necessários pela nossa saúde”, disse Maria Leonice.

Da mesma forma, o pedreiro Márcio Dutra trabalhava para deixar uma de suas casas novamente limpa. Ciente dos riscos que a água pode provocar à saúde, também utilizava botas e luvas ao remover a lama com seu lava-jato.

Cuidados necessários ao retornar para casa após uma enchente:

  • Recomenda-se utilizar botas e luvas para a limpeza das residências. Outra opção é colocar em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para evitar o contato da pele direto com a água.
  • No momento da limpeza, pisos, paredes, bancadas e quintal devem ser lavados com água e sabão. Em seguida, desinfete com água sanitária na proporção de 400 ml para um balde com 20 litros de água limpa, deixando agir por 30 minutos antes de secar.
  • Recomenda-se não consumir alimentos que tiveram contato com água da enchente, inclusive aqueles que não foram abertos (como, por exemplo, garrafa pet, caixa de leite, grãos ensacados, entre outros)
  • Caso a enchente tenha afetado caixas d’água, o recipiente deve ser esvaziado. Após, esfregue-a internamente com escova e pano limpo. Coloque 1 litro de água sanitária para cada mil litros de água. Deixe agir por um período de duas horas e esvazie novamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais